27.5 C
Brasília
27 abr 2024 17:08


Projeto da Neoenergia que possibilita pagar contas de luz com material reciclável chega ao Venâncio Shopping

Além da Retorna Machine, Espaço Sustentável conta com coletores para receber diversos tipos de resíduos e realiza a destinação correta do material descartado

Em mais uma ação em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizada sempre na primeira semana de junho, a Neoenergia leva o Projeto Vale Luz ao Venâncio Shopping. Além de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, a distribuidora incentiva o descarte correto de resíduos sólidos, aliado a descontos na fatura de energia elétrica ou a doação para entidades assistenciais cadastradas. A parceria será firmada, nesta quarta-feira (7), às 16h, durante a inauguração do Espaço Sustentável, iniciativa criada pelo shopping em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), localizada no Piso 1.

“Espaços como esse são importantes para reforçarmos o nosso propósito de responsabilidade socioambiental. Quanto mais a gente consegue reciclar resíduos sólidos, mais a gente reduz a necessidade de produzi-los”, explica Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia. “Importante ressaltar que essa iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A iniciativa do shopping e do SLU contará, durante o mês de junho, com uma Retorna Machine da Neoenergia. Depois, a máquina será instalada, de forma definitiva, na praça de alimentação do shopping. Além do equipamento da distribuidora, o local tem coletores para o descarte de lixo eletrônico, óleo de cozinha, lacres de alumínio, tampas plásticas, roupas usadas, latas de alumínio, garrafas pet, papelão, pilhas e baterias.

“Adotar medidas sustentáveis e conscientes é promover uma mudança positiva no meio ambiente e na comunidade”, ressalta Rafael Moura, gerente de operações do Venâncio Shopping. “Desta forma, nos tornamos um exemplo positivo para outros empreendimentos, incentivando-os a seguir o mesmo caminho”, finaliza.

Pontuação

Foto: Neoenergia

O material reciclável pode ser depositado em qualquer uma das nas nove máquinas da Neoenergia, equipamento de venda reversa, atrelado ao Programa Triciclo de Benefícios, que coleta embalagens pós consumo e dá como retorno ao depositante diversos benefícios. A cada descarte, o usuário recebe uma pontuação, que pode ser transformada em desconto na própria conta de luz ou revertidas em doações para as entidades assistenciais. Com foco na inovação e autonomia do cliente, o equipamento conta com tecnologia “touch screen“, que explica, na própria tela, como realizar a troca dos materiais e receber seus benefícios.

Todo o material descartado deve estar vazio e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Cada usuário deverá estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação, denominada de ‘Tricoins’.

O usuário por exemplo, que depositar 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET em qualquer uma das máquinas, receberá sua pontuação que poderá ser resgatada por R$ 1 de desconto na conta de luz ou revertidos em doações paras as entidades assistenciais cadastradas no projeto. Durante o período de 15/05 a 15/06 essa pontuação é dobrada em comemoração ao dia do Meio Ambiente, por meio do extrato de pontos, o usuário pode identificar a pontuação dobrada para cada descarte realizado nesse período.

Qualquer pessoa pode fazer a troca dos resíduos sólidos, mesmo aquelas que moram em áreas que não são atendidas pela Neoenergia. Nesse caso, elas terão a opção de doar a pontuação para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa. Os resgates ou as doações dos tricoins, podem ser realizados diretamente nas máquinas ou por meio do aplicativo (baixado, gratuitamente, no Google Play ou Apple Store) ou no site www.triciclo.eco.br.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever