27.5 C
Brasília
28 abr 2024 16:44


Gestores participam de oficinas com foco em trabalho e educação na saúde

Promovida pelo Ministério da Saúde, ação visa elaborar estratégias que impactem a atuação de profissionais da área em todo o país

Representantes da Secretaria de Saúde (SES) participaram, nesta quinta-feira (1º), das oficinas regionais de gestão do trabalho e educação na saúde. A iniciativa, do Ministério da Saúde, tem como objetivo discutir as prioridades e traçar planos que impactem a organização e efetivação da atuação em saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Durante o evento, que ocorre até amanhã (2), serão apresentadas experiências de planejamento nas áreas de gestão do trabalho e educação em saúde, com base nos relatos dos estados. Além disso, serão identificados problemas e definidas prioridades que farão parte dos Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Pegtes).

Durante o evento, que ocorre até amanhã (2), serão apresentadas experiências de planejamento nas áreas de gestão do trabalho e educação em saúde | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A coordenadora da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da SES, Mabelle Roque, participou da abertura representando a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Ela destacou a importância de discutir a gestão do trabalho de forma aprofundada, enfatizando que a área técnica é extremamente relevante para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Depois de uma pandemia, acho que nunca foi tão necessário falar sobre o trabalhador. Cuidar daqueles que cuidam, que formulam e implementam políticas voltadas a todas as pessoas, responsáveis por fazer o Sistema Único de Saúde [SUS] acontecer”, disse.

Planejamento

Presente ao evento, a diretora-executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Inocência Rocha Fernandes, falou sobre a atuação das unidades de ensino vinculadas à fundação e lembrou: “As ações integradas da Fepecs junto à SES [Secretaria de Saúde] contribuem positivamente para o SUS e toda sociedade no quesito educação em saúde”.

Realizada em cinco estados, a iniciativa reúne gestores, trabalhadores e representantes do controle social que atuam nas áreas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES). O intuito é iniciar o processo de elaboração e execução dos Planos Estaduais de GTES referentes ao período de 2024 a 2027.

O processo de planejamento é, segundo Mabelle, estratégico para consolidação e fortalecimento da GTES no país. Para tanto, estão previstas ações de formação, como a realização do Curso Nacional de Planejamento da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Também será disponibilizado um guia de Planejamento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, destinado aos âmbitos estadual e municipal do SUS.

Locais e datas dos encontros pelo Brasil, durante este mês:

→ Brasília (DF),  quinta e sexta (1º e 2);
→ Belém (PA), dias 6 e 7;
→ Salvador (BA), dias 12 e 13;
→ Rio de Janeiro (RJ), dias 21 e 22;
→ Curitiba (PR), dias 28 e 29.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever