22.5 C
Brasília
30 abr 2024 01:27


Feira de Profissões deve receber estande da Escola Superior de Ciências da Saúde

Escs foi convidada para o evento do Colégio Marista Asa Sul, que é aberto ao público e será realizado neste sábado (20)

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) foi convidada pelo Colégio Marista Asa Sul para participar, neste sábado (20), da Feira de Profissões, promovida para estudantes do oitavo ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio. O evento tem o objetivo de orientar sobre as formas de ingresso em cursos de graduação de instituições públicas e privadas do Distrito Federal.

“É muito importante mostrar aos estudantes que a nossa escola é pública e uma possibilidade de excelência no ramo de estudo de ciências da saúde”Marta David Rocha, diretora da Escs

A direção do Marista notou o interesse dos alunos sobre os cursos de medicina e enfermagem ofertados pela Escs. A partir disso, surgiu o convite para montar um estande durante a feira, com representantes da escola que possam orientar e esclarecer dúvidas dos estudantes e de seus familiares.

Durante a Feira de Profissões, que será aberta ao público, os estudantes poderão tirar dúvidas no estande da Escs com representantes das gerências de educação médica e em enfermagem, centros acadêmicos e da diretoria da escola.

“É muito importante mostrar aos estudantes que a nossa escola é pública e uma possibilidade de excelência no ramo de estudo de ciências da saúde”, afirma a diretora da Escs, Marta David Rocha. Ela lembra que, no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2019, o curso de enfermagem da Escs recebeu nota 5, e o de medicina, 4. “Ambos tiveram notas ótimas, que caracterizam muito bem o ensino ofertado – um ensino que é do SUS e voltado para o SUS, tendo a Secretaria de Saúde como seu grande campo de ensino e formação”.

Sobre a Escs

A Escs, que funciona há 22 anos, é uma instituição pública de ensino superior do Governo do Distrito Federal (GDF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Saúde (SES). Faz parte da metodologia dos cursos permitir aos estudantes acesso às atividades práticas de serviços da secretaria.

São oferecidas anualmente 80 vagas para o curso de enfermagem e 80 para medicina. Desse total, 48 vagas são para ampla concorrência e 32 para o sistema de cotas, destinadas aos estudantes da rede pública de ensino.

Para acesso às vagas iniciais da Escs, é preciso participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas são utilizadas integralmente para os cursos de graduação, sendo os candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Outra forma de ingressar na escola é pela transferência ex-officio, entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independentemente da existência de vagas. Essa possibilidade contempla servidores públicos federais, civis ou militares, removidos ou transferidos para o DF, de acordo com a legislação que regulamenta a matéria.

Há ainda as vagas provenientes de transferência facultativa. Essa especificação abrange aquelas que não foram preenchidas pelo processo seletivo inicial dos cursos de graduação e as geradas por desligamentos, subtraindo-se o número de estudantes recebidos por meio de transferências obrigatórias.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever