A Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), implementou sistema de posse eletrônica para ingresso de novos servidores da pasta. Os nomeados nos dois últimos concursos públicos da Saúde, realizados em 2018 e 2022, podem entregar a documentação eletronicamente para o ato da posse, por meio do formulário disponível no site do Sistema de Peticionamento Eletrônico do GDF.

O subsecretário de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, João Eudes Filho, ressalta a importância do peticionamento eletrônico. “A Sugep [Subsecretaria de Gestão de Pessoas] utilizará a tecnologia a favor dos servidores, assim como em todos os nossos processos de gestão”, reforça. A ferramenta foi desenvolvida em conjunto pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) e a Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação (Ugpel), ambas da Seplad.

“O GDF está trabalhando para ampliar mais o sistema de posse eletrônica. Hoje, o serviço já está disponível para as secretarias de Planejamento, de Saúde, de Governo, Procuradoria e Casa Civil” explica o diretor de Gestão de Pessoas da Seplad, Cleber Jose Alves da Silva. “Desde a implementação, já conseguimos dar posse para cerca de mil servidores por meio do peticionamento”, contabiliza.

A recém-empossada Aline Nunes comprovou a praticidade e a agilidade do sistema. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde DF

Para o novo contador da Divisão de Pagamentos (Dipag) da SES, Paulo Emanuel, a ferramenta é um grande avanço. Ao ser nomeado, ele já trazia na bagagem 20 anos de experiência no serviço público. “Para ingressar aqui na Secretaria de Saúde, foi um processo bem rápido. Basta entrar no computador, preencher alguns dados básicos e anexar os documentos no sistema”, explica. “Em seguida, a equipe da SES entra em contato para informar a lotação definida. Você só vem e assina o termo presencial na sede.”

A Secretaria de Saúde nomeou, em abril, mais 372 candidatos aprovados nos concursos públicos de 2018 e de 2022. Os nomeados têm até o dia 15 deste mês para tomar posse. A convocação da SES inclui 233 médicos, entre eles 37 pediatras e 29 médicos de família e comunidade, além de 21 enfermeiros, sete cirurgiões-dentistas e 11 farmacêuticos. Completam a lista administradores (20), analistas de sistemas (35), contadores (30), economista (1) e técnicos em comunicação social (14).

A publicitária Aline Nunes reforça a praticidade do sistema ao evitar filas. Recentemente, ela assumiu o cargo de técnica em comunicação social na Assessoria de Comunicação da SES. “A posse online foi realmente muito mais ágil, pois colocamos no sistema toda a documentação, facilitando o processo para assinatura do ato”, destaca.

Os novos servidores atuarão em hospitais, unidades básicas de saúde (UBSs), policlínicas e outros locais de atendimento público. As orientações aos nomeados estão no site da pasta.