27.5 C
Brasília
27 abr 2024 15:38


Projeto promove empoderamento para mulheres vítimas de violência no DF

Foco é ensinar empreendedorismo por meio da arte. Atividades vão até junho

Jak Spies,

O projeto social Primaverando Margaridas segue até junho com cursos, oficinas e palestras voltados para mulheres que viveram ou estão sofrendo algum tipo de violência doméstica. As atividades buscam empoderar e ensinar empreendedorismo por meio de atividades gratuitas de capacitação. O programa, lançado em 1º de abril, recebeu cerca de R$ 198 mil da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e tem parceria com a Neoenergia.

O Galpão do Riso, que recebe o projeto, funciona há 20 anos e foi cedido pela Administração Regional de Samambaia. No espaço, são realizadas palestras, teatros, aulas de canto coral e crochê.

“Não é terapia, mas é terapêutico. Muitas mulheres conseguiram se abrir para os professores, dizendo que o projeto é como se fosse uma boia, que as salvou”Paula Salles, idealizadora do projeto

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que 97,18% dos casos de violência registrados entre janeiro e dezembro de 2022 aconteceram na casa das vítimas. “Na nossa vizinhança, isso é bastante constante, há muitos casos”, explica a idealizadora do projeto, Paula Salles.

Ela destaca a importância da consciência das participantes do projeto em fazer e saber vender esse ofício, visto que muitas ainda dependem financeiramente de quem elas sofrem violência. “Elas podem se inserir no mercado de trabalho, aprender a usar o MEI e até tirar dúvidas jurídicas”, diz Paula, lembrando que a ação ainda atende escolas públicas com bate-papos para sanar dúvidas a respeito de temas como a Lei Maria da Penha e feminicídio.

Paula Salles comemora os resultados do projeto | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Paula diz que tem recebido um retorno positivo e que as mulheres têm se aberto e se expressado por meio da arte. “Pensamos como a gente poderia ser uma ferramenta para resgatar essas mulheres, ser um espaço de conversa, formação e cura. Não é terapia, mas é terapêutico. Muitas mulheres conseguiram se abrir para os professores, dizendo que o projeto é como se fosse uma boia, que as salvou”, ressalta.

Jucélia Aparecida Gonçalves começou a cantar após participar do projeto

Jucelia Aparecida Gonçalves conta que vivia em casa, triste e sem conseguir nem se levantar da cama até que o filho a inscreveu no projeto. “Tem me ajudado muito, ficava em casa sem poder trabalhar ou fazer nada por conta de uma cirurgia que fiz. E sempre quis cantar. Agora estou cantando até na igreja! Eu era nervosa. Essas aulas estão mudando tudo. Foi um anjo que entrou na minha vida”, conta Jucelia.

O nome do programa, Primaverando Margaridas, vem da essência do trabalho. “A gente vê o quanto a violência contra as mulheres suga a energia delas. Aqui elas podem ser capazes de gerar financeiramente recursos e florescer, de fato”, explica Paula. Para saber mais sobre o projeto e a programação, é só acessar a página do Instagram, @galpaodoriso, ou conferir abaixo os horários das oficinas.

Serviço

Espaço Galpão do Riso: QR 405 – Samambaia Norte, Brasília – DF

Curso Canto Coral
Ministrante: Tânia Janete da Silva Rocha
Até 17 de junho. Quartas-feiras, das 15h às 17h, e sábados, das 11h às 15h
Número de Vagas: 30
Ficha de Inscrição: https://bit.ly/inscricaocantocoral

Curso Técnica de Crochê/amigurumi
Ministrante: Maria Aparecida Porto Dias
Até 17 de junho. Quartas-feiras, das 15h às 17h, e sábados, das 11h às 15h
Número de Vagas: 30
Ficha de Inscrição: https://bit.ly/formacaoemtecnicadecroche

Espetáculo Meladrama de Xicaxaxim
Sinopse: O espetáculo mergulha no universo de término de relacionamentos amorosos sob uma ótica feminina. Fazendo o uso da linguagem da palhaçaria como forma de resiliência e ressalta a importância do empoderamento de si mesmo. A criação e clownaria perpassa o universo da boemia dos estilos musicais choro, MPB e samba, integrantes da identidade brasileira.
Datas: 19 e 26 de abril, 10 e 24 de maio e 14 e 21 de junho, às 20h, no Espaço Galpão do Riso

Rodas de conversa Direitos da Mulher com a advogada Drª Maria Adriana dos Santos
Temas: Informações jurídicas e instituições que tratam dos direitos da mulher, reflexão sobre a mulher ao longo da história da sociedade brasileira e esclarecimentos sobre o que é e quais são os tipos de violência doméstica.
Datas: 29 de abril, 20 de maio e 3 de junho, das 9h às 15h, no Espaço Galpão do Riso. Dias 18 e 25 de abril, 9 e 23 de maio, 13 e 20 de junho, às 19h, em escolas públicas de Samambaia.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever