27.5 C
Brasília
27 abr 2024 19:11


Caesb: Corumbá completa um ano de operação

DF e GO são beneficiados com a produção de água do local

O Sistema Produtor de Água do Corumbá, um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV, está de aniversário. O complexo, que entrou em operação há um ano, reforça e amplia o abastecimento de água tratada da região sul do Distrito Federal, incluindo as cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Park Way, Condomínios Santos Dumond e Total Ville, e Novo Gama. Além disso, o Jardim Ingá, em Luziânia, e o Setor Marajó, em Valparaíso de Goiás, também são abastecidos pelo sistema. O reforço de Corumbá preserva o volume de água do rio Descoberto, o que acaba beneficiando todos os usuários do Sistema Descoberto.

A Caesb e a Saneago executaram juntas a adutora de água bruta do empreendimento, composto por uma tubulação de aço com diâmetro de 1.200 mm e capacidade de 2.800 litros/segundo. Isso significa que, quando estiver funcionando com total capacidade, a capital do país irá receber 1.400 l/s de água vindos do complexo. Atualmente, o Distrito Federal recebe 84% da água produzida em Corumbá, o que equivale a 600 l/s. A previsão é que até julho, a vazão da água distribuída para o DF chegue a 1.000 l/s.

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, ressalta a importância da parceria entre a Caesb e a Saneago no projeto. “A Caesb busca de forma contínua melhorar o abastecimento de água e, em busca de segurança hídrica para o DF, se uniu ao estado de Goiás”, orgulha-se.  Foram feitos 12,3 quilômetros de tubulação junto à captação de água, sob a responsabilidade da Saneago, e 15,4 quilômetros de comprimento até a Estação de Tratamento de Água Corumbá, executados pela Caesb.

A captação e a Estação Elevatória de Água Bruta, que possuem quatro conjuntos de bombas centrífugas, motores de 5.700 cv e capacidade de 2.800 litros/segundo de água, foram executadas pela Saneago, bem como 34 quilômetros de linhas de transmissão e uma subestação elétrica 138 kV.

Já a Estação de Tratamento de Água Corumbá (ETA), as elevatórias e as adutoras de água tratada foram construídas pela Caesb. A ETA Corumbá tem capacidade para tratar até 2.800 litros/segundo de água na primeira etapa e usa o processo de tratamento por coagulação, floculação, clarificação e filtração. Dentro do DF, a água é bombeada até a cidade de Santa Maria, de onde é distribuída para a população.

O ponto de captação de água no reservatório de Corumbá IV fica no município de Luziânia (GO), sendo a área coberta pelo lago de 173 quilômetros quadrados. A partir desta etapa, a água passa pela Elevatória de Água Bruta, na cidade de Luziânia, e segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água Corumbá. A partir daí, a água é encaminhada por meio de redes de distribuição para os dois estados.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever