17.5 C
Brasília
28 abr 2024 10:36


Profissionais do SAMU fazem curso para atuação em casos de emergência

Durante dois dias, profissionais ficam imersos em aulas teóricas, simulações de afogamento, trauma pediátrico e queimaduras

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu para 30 profissionais, durante a realização do Curso Intermediário de Trauma, uma imersão em situações de emergência. Durante as instruções, os participantes ficaram envolvidos em aulas teóricas, simulações de afogamento, trauma pediátrico e queimaduras.

“O objetivo do curso é manter habilidades, revisar condutas e qualificar o atendimento prestado aos pacientes em situações tão desafiadoras quanto às vítimas de acidentes, nas quais decisões e ações precisam ser aplicadas de forma rápida e assertiva”Victor Arimatea, diretor do Samu

O responsável pelo treinamento é o Núcleo de Educação em Urgências do Samu (Nuedu), referência na capacitação e treinamento em urgência, emergência e atualização de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores do Samu 192 do Distrito Federal.

“O objetivo do curso é manter habilidades, revisar condutas e qualificar o atendimento prestado aos pacientes em situações tão desafiadoras quanto às vítimas de acidentes, nas quais decisões e ações precisam ser aplicadas de forma rápida e assertiva”, explica o diretor do Samu 192 DF, Victor Arimatea.

Segundo ele, todos os servidores que compõem o quadro do serviço assistencial participam das capacitações, que se desenvolvem em caráter contínuo dentro de uma programação anual. “Um treinamento constante garante um serviço de alta eficiência e diminui a chance de mortalidade”, reforça.

De acordo com a instrutora e enfermeira do Samu Lorhana Morais, o treinamento garante que a prática vença o nervosismo e deixe o profissional seguro para qualquer situação | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O diretor do Samu destaca ainda que a capacitação é importante para padronizar o atendimento que ocorre fora do ambiente hospitalar. “É fundamental cada um conhecer o funcionamento do outro e, por isso, é essencial a formação dos profissionais. Isso garante que a tomada de decisões e o fluxo de operação, dentro da linha de urgência e emergência, funcione.”

A instrutora e enfermeira do Samu, Lorhana Morais, afirma que, dentro das atividades programadas pelo Nuedu, a previsão é que a cada dois anos toda a equipe do serviço passe por esse treinamento. O curso é ministrado pela equipe formada por profissionais de diferentes categorias: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutor.

Segundo a instrutora, o treinamento realizado na segunda (3) e terça-feira (4), garante que a prática vença o nervosismo e deixe o profissional seguro para qualquer situação. “Temos atualizações de protocolos internacionais que salvam vidas e reduzem sequelas. Então, aqui é o momento de a equipe treinar e simular situações de emergência em pacientes que precisam de atendimento rápido”, conta.

Um dos participantes da turma é o enfermeiro Caio Venas, 33 anos, que está no Samu há 11 anos. “Sempre participo dos cursos e atualizações, e por mais que sempre faça esse treinamento, toda vez saio daqui com uma informações novas”, conta. Ele adiciona que o Núcleo de Educação do Samu tem profissionais de referência e isso faz a diferença na hora de aprender.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever