21.5 C
Brasília
28 abr 2024 01:16


Fiscalização do Coren-DF flagra calamidade sanitária na cozinha do Hospital de Base

Conselho denunciou o caso para as autoridades judiciárias e espôs o risco que a calamidade representa para a população

As imagens são estarrecedoras. Em fiscalização realizada no dia 11/03, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) flagrou uma situação de calamidade sanitária na cozinha do Hospital de Base, que é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (Iges-DF). O ambiente onde é preparada a alimentação de servidores e pacientes está tomado por sujeira, ferrugem, infiltrações, paredes mofadas, lixo jogado, piso danificado, instalações degradadas, comida mal acondicionada e estrutura completamente destruída.

“Eu nunca vi uma situação tão degradante, chega a ser inacreditável. As instalações de um dos principais hospitais da capital do país mais parecem uma rodoviária abandonada. Onde está a vigilância sanitária, que permite uma coisa dessas? Se fosse uma instituição privada, jamais receberia alvará de funcionamento. É um desrespeito e um atentado contra a vida dos servidores e dos pacientes”, considera o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

Ao Coren-DF, cabe a fiscalização do exercício profissional da Enfermagem. Problemas estruturais, como se observa nesse caso, são de competência da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa). Não obstante, ao tomar conhecimento da situação, o conselho decidiu denunciar o caso para as autoridades judiciárias e expor o risco que essa calamidade representa para a população.

“O modelo de gestão do Iges-DF é propagandeado como eficiente e produtivo. Mas, na prática, a realidade é outra. Desde que o HB adotou esse modelo de administração, a situação piorou. Agora, chegamos ao limite do tolerável. As dependências onde é preparada a comida merece ser interditada e reformada com urgência, pois está sem condições de uso”, pontua a conselheira Celi Maria da Silva, que realizou a fiscalização acompanhada dos conselheiros Arilson Francisco de Oliveira e Francisco Ferreira.

SourceCofen

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever