18.5 C
Brasília
28 abr 2024 03:16


Saúde mental da mulher é tema de debate no Creas da Estrutural

Mulheres em situação de vulnerabilidade social estão convidadas a participar do evento gratuito, nesta sexta-feira (17), às 9h

A Rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Estrutural convida as mulheres que moram na região a participarem nesta sexta-feira (17), às 9h, do bate-papo com o tema “Como deixar o seu dia mais leve, mesmo tendo muita coisa para fazer?”. O evento em alusão ao mês do Dia Internacional da Mulher é gratuito e ocorre no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Estrutural, na Área Especial 9, Setor Central.

A ideia é mostrar a importância de a mulher separar um momento do dia para si, como forma de evitar o adoecimento e a sobrecarga. A Rede Suas na Estrutural é formada pelas unidades socioassistenciais que atendem à região administrativa: Creas, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon), Posto de Cadastramento do Cadastro Único e programa Criança Feliz Brasiliense. Todas ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

“O objetivo é proporcionar um momento de reflexão, de mostrar a necessidade de fazer pausas no dia para cuidar de si, fazer atividades prazerosas para elas. Tem essa questão do gênero, cultural da sociedade, de que a mulher tem obrigação de assumir certas funções que homens não fazem, no cuidado com os filhos, com a casa. Isso gera uma sobrecarga que prejudica a saúde mental e física das mulheres. Muitas têm problemas de saúde causados pelo estresse e não percebem”, destaca a psicóloga Juliana Castro, especialista em assistência social da Sedes, convidada para conduzir a palestra.

Foram convidadas as mulheres de famílias em vulnerabilidade social atendidas pelas unidades. Além do debate, as participantes poderão aproveitar um lanche especial. “Essa sobrecarga da mulher atinge todos os grupos sociais, mas, no caso das mulheres que vivem em regiões vulneráveis, como a Estrutural, pode incentivar a violência doméstica, porque as mulheres não denunciam, acham que têm que enfrentar sozinhas as dificuldades. Muitas vezes, nem conhecem a rede de proteção e não sabem a quem recorrer”, pondera a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Serviço

Bate-papo: “Como deixar o seu dia mais leve, mesmo tendo muita coisa para fazer?”
→ Data: sexta-feira (17)
→ Horário: 9h
→ Local: auditório do Creas Estrutural – Área Especial 9, Setor Central.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever