27.5 C
Brasília
27 abr 2024 16:17


Dono da Brasgelo é preso em ação da Polícia Civil e Neoenergia, após furtar, pela segunda vez, energia elétrica

Reincidente no crime, proprietário foi detido. Energia recuperada equivale ao consumo de aproximadamente 3,5 mil residências por um mês

Em mais uma operação para combater o furto de energia, a Neoenergia, em parceria com a 20ª Delegacia de Polícia, flagrou, pela segunda vez, uma grande fábrica de gelo da capital do país desviando energia. Localizada no Gama, o estabelecimento furtou 592.054kWh no total, equivalente ao consumo de aproximadamente 3,5 mil residências por um mês. O proprietário, reincidente no crime, foi detido e encaminhado à delegacia.

O estabelecimento havia sido autuado em 2022, com irregularidades na medição consumida e aferida pelos medidores de energia. Após regularização da situação, a fábrica voltou a furtar energia e apresentar faturas com valores inferiores ao consumo real.

Toda energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo. As irregularidades foram retiradas, o estabelecimento regularizado e o responsável conduzido à delegacia para que responda em âmbito criminal.

“É importante destacar que essa fábrica de gelo era reincidente em realizar irregularidade na ligação. Assim, a parceria com a Polícia Civil foi fundamental para que conseguíssemos flagrar esses furtos de energia”, agradece Luiz Paulo Marinho, gerente de Proteção da Receita da Neoenergia. “As fiscalizações vão seguir diariamente, e novas operações para combater o furto de energia elétrica serão realizadas em todo o Distrito Federal”, finaliza.

Os alvos foram mapeados após análise do centro de inteligência da distribuidora e de fiscalizações em campo. Para identificar as unidades como possíveis consumidoras irregulares, a distribuidora utiliza softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo, como também histórico e perfil de consumo da energia de cada atividade. Esses processos permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia.

Segurança

Neoenergia flagra furto de energia, pela segunda vez, em fábrica de gelo, no Gama – Foto: Neoenergia

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população que frequenta esses estabelecimentos. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

Crime

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal.

Denúncia

A Neoenergia reforça que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a concessionária. As denúncias são feitas, de forma anônima, nos nossos canais de atendimento, por meio do telefone 116 ou presencialmente em uma de nossas lojas de atendimento.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever