18.5 C
Brasília
27 abr 2024 09:14


Hospital de Base treina colaboradores para novas máquinas de hemodiálise

Os 34 equipamentos, que serão instalados em três setores da unidade, atenderão pacientes com doenças crônicas nos rins

Começou o treinamento para o manuseio das novas máquinas de hemodiálise no Hospital de Base. Profissionais da Nefrologia, que também atuam no pronto socorro e nas unidades de terapia intensiva (UTIs), estão realizando a capacitação. Ao todo, 210 colaboradores estão sendo treinados – entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“É fundamental para a segurança do paciente durante a realização da terapia de hemodiálise. Um colaborador bem-treinado e qualificado possui motivação maior para a execução de suas tarefas”Déborah Kamilla Rangel, chefe do Serviço de Enfermagem

O treinamento, iniciado na segunda-feira (6), termina nesta quinta-feira (9) e, já na manhã de sexta (10), os aparelhos serão colocados em utilização. “As máquinas serão instaladas no Centro Neurocardiovascular, na Unidade de Suporte ao Trauma Avançado (Usat), na unidade de Nefrologia e nas UTIs do hospital”, detalha a chefe do Serviço de Enfermagem, Déborah Kamilla Florêncio Rangel. “As máquinas antigas serão devolvidas para a Secretaria de Saúde”, acrescenta.

Para Déborah, o treinamento dos colaboradores permite o desenvolvimento contínuo da equipe e influencia na motivação do colaborador. “É fundamental para a segurança do paciente durante a realização da terapia de hemodiálise. Um colaborador bem-treinado e qualificado possui motivação maior para a execução de suas tarefas”, destaca.

O treinamento, feito por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, vai permitir o início do funcionamento das novas máquinas para a realização de 1.440 diálises de enfermaria e 800 diálises de UTI, totalizando 2.224 diálises mensais – um aumento de 1.744 diálises por mês | Foto: Divulgação/IgesDF

Em fevereiro, o Hospital de Base recebeu 34 novos aparelhos de hemodiálise para pacientes com doenças crônicas nos rins. Os equipamentos foram adquiridos como parte da emenda parlamentar destinada pela senadora Leila do Vôlei, verba também utilizada para a compra de dois aparelhos de ultrassom e um endoscópio flexível.

“Os recursos empregados pelos parlamentares federais e distritais são imprescindíveis para que possamos comprar novos equipamentos e instrumentos que assegurem a assistência”, ressalta a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus. No total, o instituto, responsável pelo hospital, recebeu R$ 3.178.526 para aquisição de equipamentos especializados.

Para a chefe da Unidade de Nefrologia do Hospital de Base, Christiane Gico, o investimento resultará em melhorias e resultados imediatos para a população do Distrito Federal. “São 480 procedimentos de diálise por mês, incluindo pacientes de enfermaria e de UTI. O hospital tem a maior equipe de nefrologia do DF”, enfatiza a médica. “Com a ampliação e renovação das máquinas, realizaremos mensalmente 1.440 diálises de enfermaria e 800 diálises de UTI, totalizando 2.224 diálises mensais – um aumento de 1.744 diálises por mês”, afirma.

Os aparelhos de hemodiálise estão sendo instalados para substituir máquinas já obsoletas, que demandavam manutenção, e aumentar a capacidade de atendimento do setor de Nefrologia da unidade hospitalar.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever