22.5 C
Brasília
29 abr 2024 23:00


Evento apresenta startups selecionadas sobre transformação digital na saúde

Nesta terça (7), a FAPDF e a Fiocruz Brasília divulgam projetos vencedores para a fase de incorporação à Secretaria de Saúde e implementação nos equipamentos do SUS

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fiocruz Brasília realizam, nesta terça-feira (7), o evento Modelo inovador para acelerar a transformação digital no SUS, que vai tratar da nova modalidade de contratação de empresas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Serão divulgadas as empresas selecionadas para incubação no Colaboratório CTIS da Fiocruz Brasília.

A ação faz parte do convênio firmado entre Fiocruz Brasília e a FAPDF e teve início em 2021 com a hackatona Inovação digital na atenção primária à saúde para o enfrentamento da covid-19 e suas consequências, que se encaminha para sua terceira etapa, a de incorporação dos projetos à Secretaria de Saúde (SES).

A hackatona teve como objetivo o desenvolvimento de propostas que apresentaram soluções inovadoras de produtos, serviços e processos que oferecem à sociedade do Distrito Federal recursos digitais para o enfrentamento de crises sanitárias, além de acelerar a transformação digital no âmbito da saúde pública.

O evento foi dividido em três etapas, tendo sido a primeira a maratona de desenvolvimento das ideias, durante três dias em janeiro de 2022, com mais de 70 inscritos e 16 equipes participantes. A segunda etapa contou com a incubação e desenvolvimento de protótipos das oito propostas selecionadas. A terceira etapa é a de incorporação das soluções na SES.

Apesar de a hackatona ter tido início durante a época da pandemia de covid-19, as propostas vencedoras possuem aplicabilidade universal e escalável para o Sistema Único de Saúde (SUS). São aplicativos e soluções que visam automatizar cadastros, unificar sistemas, integrar dados e facilitar a comunicação entre usuários e profissionais do SUS.

A programação conta com a presença da secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e da superintendente científica, tecnológica e de inovação da FAPDF, Renata Vianna.

Serviço

Evento: Modelo inovador para acelerar a transformação digital no SUS
Data: terça-feira (7)
Horário: 16h
Local: Auditório externo da Fiocruz Brasília
Transmissão online: Canal do YouTube da Fiocruz Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever