21.5 C
Brasília
28 abr 2024 01:05


“Democracia” é a palavra do ano no dicionário online mais popular do Brasil

Em um ano onde o processo eleitoral foi um dos mais disputados da história do país, o substantivo feminino “democracia” foi eleito pelos usuários do Dicio – dicionário online mais utilizado pelos brasileiros – como a Palavra do Ano 2022.

Na lista de votação para Palavra do Ano, foram escolhidas aquelas que, ao longo de 2022, tiveram um grande volume de pesquisas no Dicio; estiveram muito presentes nos noticiários, nos debates, e melhor refletiram as preocupações e os desejos da população brasileira.

Ao longo de todo o ano, a equipe de especialistas do Dicio recolheu e analisou dados das mais de 200 milhões de pesquisas realizadas no site e nos aplicativos. Além da alta procura no dicionário e da frequência nas notícias, outro critério de seleção foi a relevância social destas palavras. Portanto, o significado do vocábulo escolhido precisaria ter potencial para ser um reflexo dos acontecimentos do último ano.

A partir da lista formulada, foram selecionadas quatro palavras consideradas mais relevantes, ou seja, aquelas que teriam a possibilidade de ilustrar histórica e culturalmente o período de tempo que representam. A decisão final foi do público que, ao longo de duas semanas, votou para escolher a palavra do ano.
Enfrentando as palavras “Polarização”, “Perseverança” e “Empatia” na votação, “Democracia” foi considerado o mais relevante de 2023 por 39% dos usuários do Dicio.

“Neste ano, o conceito de democracia voltou a entrar no debate público. No Brasil, tivemos um ano de disputas eleitorais através das quais se tornou imprescindível entender de que modo a democracia brasileira sairia fortalecida ou enfraquecida deste processo. Eleições que, a propósito, também são chamadas de festa da democracia”, explica Paulo Stenzel, head de comunicação da editora portuguesa 7Graus, criadora do Dicio.

“Além disso, outros fatos internacionais trouxeram a palavra democracia aos nossos noticiários, como o conflito na Ucrânia; a discussão sobre os direitos dos cidadãos no Qatar, país sede da Copa, e os protestos populares no Irã”, completa.
Polarização ficou com 26% da preferência, Perseverança 19% e Empatia 16%.

Definição

No Dicio, o substantivo feminino Democracia é assim definido:

  • Governo em que o poder é exercido pelo povo.
  • Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular através dos quais não há desigualdades ou privilégios entre classes: a democracia, em oposição à ditadura, permite que os cidadãos se expressem livremente.
  • Sistema governamental e político em que os dirigentes são escolhidos através de eleições populares: o Brasil é uma democracia.
  • Nação ou país cujos preceitos se baseiam no sistema democrático.
  • Etimologia (origem da palavra democracia). A palavra democracia deriva do grego “demokratia,as”, pela junção de “demos”, que significa povo, e “kratía”, com sentido de poder, de força.

O Dicio e a 7Graus

Criado em 2009, o Dicio recebe cerca de 100 milhões de visitantes únicos por ano e é o dicionário digital mais consultado do Brasil. O glossário é um dos produtos da 7Graus, startup portuguesa que é líder em mídia na Internet especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, todamateria.com.br e antonimos.com.br.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever