22.5 C
Brasília
21 maio 2024 00:24


Energia desviada nos nove primeiros meses é suficiente para abastecer população de quatro cidades do DF por 30 dias

Neoenergia Brasília realiza mais de 99 mil ações de recuperação de energia em toda a capital federal

A Neoenergia Brasília segue firme com as ações de combate a perdas de energia em todo o Distrito Federal. Só nos nove primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 134 milhões de kWh, o suficiente para abastecer, por exemplo, toda a população de grandes cidades como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Lago Norte pelo período de 30 dias.

Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 99 mil atuações de prevenção e combate aos desvios de energia, como fiscalização (70,3 mil), substituição de medidores (18,6 mil) e ainda foram realizadas mais de 10,5 mil regularizações de clientes clandestinos.

Esse resultado foi alcançado, principalmente, pelo uso de tecnologias de campo, como a instalação de sensores na rede, a manutenção da telemedição nos maiores consumidores e pelo uso de inteligência interna para cruzamento de dados. Além disso, a população também vem se conscientizando quanto aos riscos do furto de energia e quanto aos prejuízos que essa prática causa.

É importante ressaltar que nesse período 21,5 mil ações foram realizadas somente nas classes comercial e industrial. A distribuidora recuperou o montante de 37 milhões de kWh nestas classes, o que é possível abastecer 206 mil residências por 30 dias.

“A redução de perdas é um desafio para nós, como distribuidora, e gera benefícios para toda a sociedade”, explica Luiz Paulo Marinho, gerente de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília. “Um exemplo é o furto de energia. Temos trabalhado diariamente na capital federal para fiscalizar e combater essa prática criminosa”, finaliza o executivo.

Para os próximos 3 meses, a empresa intensificará as ações de campo com o foco no combate ao furto de energia.

Furto

Entre as ações de recuperação de energia, destacam-se as operações para flagrar e combater o furto de energia elétrica em todo o Distrito Federal. No último mês, por exemplo, a distribuidora identificou irregularidades no consumo de energia de um clube tradicional da Asa Sul. Após análise do centro de inteligência, foi realizada uma verificação em campo que constatou, imediatamente, desvio de energia de 1.370.288 kWh pelo estabelecimento. O furto seria suficiente para abastecer mais de sete mil moradias por um mês inteiro.

As irregularidades encontradas no medidor de energia do clube foram retiradas, o estabelecimento regularizado e as constatações – inclusive com registros fotográficos – enviadas à Polícia Civil para que os responsáveis respondam em âmbito criminal.

Segurança

A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga e de interrupção do abastecimento.

Denúncia

Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas, de forma anônima, na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

Balanço

No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, completado em março de 2022, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 185 GWh Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 1 milhão) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever