17.5 C
Brasília
28 abr 2024 06:35


Ibaneis e Celina são eleitos governador e vice, no DF

Candidato do MDB está com 50,27% dos votos

Os candidatos ao governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e Celina Leão (PP), são eleitos governador e vice-governadora do DF. Com apuração de 99,82% das seções totalizadas, Ibaneis se reelege com 832.633 votos, equivalente a 50,30% dos votos válidos. Leandro Grass (PV) ficou em segundo lugar, com 434.587 com 26,25% dos votos válidos.

Ibaneis, primeiro governador na história do DF a ser reeleito em primeiro turno e segundo a obter êxito em uma reeleição, feito conquistado apenas pelo ex-governador Joaquim Domingos Roriz. A vitória foi confirmada na noite deste domingo, quando Ibaneis alcançou 50,30% dos votos válidos, sendo apoiado por 832.633 mil brasilienses.

Após divulgação do resultado, ibaneis comemorou a vitória.  “Passamos quatro anos trabalhando muito. Tivemos uma pandemia que atrapalhou muito o que a gente tinha de propósito para o DF, mas conseguimos avançar muito. A vitória é o resultado do trabalho e da união. Estou muito feliz, não esperava que fosse no primeiro turno, achava que teríamos um segundo turno, e quero dizer a vocês que vou continuar trabalhando muito por essa cidade”, disse o governador.

Ibaneis, disse ainda que pretende focar o segundo mandato, na saúde da população do DF, fortemente impactada pela pandemia de covid-19. Contexto esse que demandou um grande remanejamento de recursos, estimado em R$ 3 bilhões, para garantir o tratamento dos pacientes.

Ibaneis Rocha

Tem 51 anos, nasceu em Brasília, é advogado e o atual governador do Distrito Federal. É formado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), fez pós-graduação em direito processual do trabalho e direito processual civil. Fez carreira na advocacia e chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Em 2018, estreou na política como candidato ao governo do DF e venceu as eleições no segundo turno.

Celina Leão

Nascida em Goiânia, Celina Leão Hizim é filha do engenheiro civil Abrão Antonio Hizim e da administradora de empresas Maria Célia Leão. É formada em Administração de Empresas , Uniceub, Brasília, DF; Direito (Incompleto), Uniceub, Brasília, DF, 2015. Celina foi deputada distrital pelo PNM de 2011 à 2014 e pelo PDT de 2015 à 2018. Foi eleita deputada federal, de 2019 a 2013. Se licenciou para assumir o cargo de Secretário de Estado, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, de 21 de Maio de 2020. Reassumiu a 11 de Dezembro de 2020, e depois retomou o mandato na Câmara Federal.

Atualização:03/10/2022 às 01h05, para inclusão de manifestação do governador


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever