Carro da Vacina vai percorrer ruas do Sol Nascente neste sábado (25)

Imunização contra a covid-19 será ofertada para pessoas a partir de 12 anos; crianças de 5 a 11 anos serão atendidas na Escola Classe 66

A área que receberá o projeto é identificada como uma região com baixos índices de vacinação

Neste sábado (25), das 8h às 17h, os moradores do Trecho 3 do Sol Nascente vão poder garantir a imunização contra a covid-19 sem precisar ir até uma unidade de saúde. O Carro da Vacina circulará entre as chácaras 5, 5 Estrelas, Gênesis, 7, 7A, 8, 9, 73, 73B, 74 e 75. Será disponibilizada primeira e segunda dose e os reforços para todas as pessoas acima dos 12 anos. Já as crianças de 5 a 11 anos serão imunizadas na Escola Classe 66, no próprio Sol Nascente.

“O Carro da Vacina é uma estratégia que leva imunização para pessoas que muitas vezes não iriam a uma unidade de saúde”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “É um projeto que funciona com excelência na região leste e que queremos levar para outras áreas do DF”, completa.

Ela explica que a área que receberá o projeto é identificada como uma região com baixos índices de vacinação. “É um território bem vulnerável e lá as pessoas se vacinaram menos, muitos até por dificuldades de transporte”, conta. Como o Carro da Vacina já percorreu o Trecho 3 do Sol Nascente em fevereiro, a expectativa agora é de aplicar um número maior tanto da segunda dose quanto da dose de reforço.

Publicidade

A secretária de Saúde ressalta o papel dos servidores na ação. “Dada a densidade populacional e vulnerabilidade da área, a estratégia requer da gestão novas ferramentas, inovações, parcerias e uma equipe aguerrida sendo desafiada a cada dia para fazer entregas à comunidade”, afirma Lucilene Florêncio.

A equipe percorre as ruas com um megafone para anunciar a ação e atende tanto quem passa pelo local quanto pode ser convidada para entrar nas residências e vacinar pacientes idosos, por exemplo.

O veículo conta com os imunizantes, seringas, material de apoio e acesso ao sistema de registro de vacinação, o que permite saber se uma pessoa já tomou alguma dose da vacina da covid-19 e quando. “Prestamos todo o apoio ao cidadão. Se necessário, até emitimos o cartão de vacina na hora”, detalha a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Região de Saúde Oeste, Zildene Bitencourt.

Serviço
Carro da Vacina no Sol Nascente
Saída às 9h da Escola Classe 6 do Sol Nascente
Endereço: Córrego das Corujas, Área Especial S/N, Ceilândia
Contato: (61) 99284-4226

FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorIbaneis convoca 150 novos enfermeiros
Próximo artigoIbaneis coloca mais de 2,5 mil policiais militares nas ruas e zera cadastro de reserva