22.5 C
Brasília
27 abr 2024 00:52


Servidor: GDF estuda reajustar salários de especialistas e enfermeiros

Segundo o deputado Jorge Vianna, o governador Ibaneis Rocha teria ouvido o pedido da categoria, em reunião nesta quinta-feira (17/3)

Por Ana Karolline Rodrigues

O Governo do Distrito Federal (GDF) avalia reajustar os vencimentos de especialistas da área de saúde e de enfermeiros. Ao Metrópoles, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) disse que esteve em reunião nessa quinta-feira (17/3) com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e representantes da categoria a fim de pedir o aumento ao chefe do Executivo local.

Segundo Vianna, Ibaneis teria informado que avaliaria a proposta. “Hoje (17/3), tivemos reunião com o governador e ele se comprometeu a melhorar uma proposta para aumentar o salário dos especialistas — que são todos os profissionais de saúde de nível superior exceto médicos, enfermeiros e odontólogos — e dos enfermeiros”, disse o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar, as duas categorias pedem o aumento para que haja isonomia, uma vez que outros profissionais de saúde terão direito a um reajuste maior no pagamento da terceira parcela. A ideia, com um novo reajuste, seria “amenizar essa diferença”.

“Qual é o grande problema: os odontólogos, neste ano, vão receber na terceira parcela 22% de reajuste. Os enfermeiros e os especialistas vão receber apenas 5,9%. Então, a diferença salarial vai ficar muito grande. O governador nos recebeu hoje e disse que vai melhorar essa proposta para apresentar semana que vem”, acrescentou Vianna.

“No ano passado, fiz várias emendas à LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]. Duas delas eram justamente sobre o reajuste salarial dessas duas categorias. Mas, derrubamos os vetos. Se não fosse essa derrubada dos vetos, o governo teria dificuldade de dar esse reajuste esse ano”, diz Jorge Vianna.

Procurado, o GDF disse que “a sugestão do deputado foi encaminhada para a Secretaria de Economia, que estuda o assunto”.

Valores da terceira parcela

Os servidores do GDF aptos a receberem a terceira parcela do reajuste podem simular o valor a ser recebido. O benefício começará a ser pago no salário de abril, depositado na conta dos servidores até o quinto dia útil do mês de maio. Ao todo, serão contempladas 31 das 43 carreiras do funcionalismo público – são cerca de 150 mil servidores beneficiados com a medida.

A ferramenta está disponível desde o último dia 9, no Portal do Servidor. O login e a senha para acesso são os mesmos utilizados para verificar o contracheque. Caso o servidor não lembre de sua senha, é possível pedir a recuperação pelo portal, se o seu e-mail estiver atualizado no Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos. Caso o e-mail não esteja atualizado, o servidor deve procurar a unidade de gestão de pessoas do seu órgão.

Para facilitar a pesquisa, a Secretaria de Economia elaborou um passo a passo de orientações para que os servidores possam acessar a ferramenta. Veja aqui o arquivo com o guia.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever