Enfermaria da clínica médica do Hospital do Guará ganha cara nova após reforma

Unidade teve reparos nas redes elétrica e hidráulica, instalação de rede de vácuo e melhorias no layout que a tornaram mais ventilada

96
Print Friendly, PDF & Email

“A criação de uma sala de preparo para medicamentos facilita o trabalho dos profissionais”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

Nesta quinta-feira (24), foi entregue a reforma da enfermaria da clínica médica do Hospital Regional do Guará (HRGu). As obras começaram em 18 de maio e terminaram em pouco mais de um mês. A unidade passou por reparos necessários para tornar o ambiente mais seguro e acolhedor para pacientes e profissionais do setor.

“A reforma dá possibilidade de melhor atendimento aos pacientes que precisarem de internação. A criação de uma sala de preparo para medicamentos facilita o trabalho dos profissionais. É muito bom ver os resultados acontecendo”, avaliou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, que parabenizou a equipe da Região de Saúde Centro-Sul pelo trabalho e dedicação.

Com a reforma e a readequação do espaço, a unidade, que contava com 16 leitos, ganhou mais um. Houve reparo na rede elétrica, com troca de canos de ferro por estrutura de PVC (projeto que será realizado em todo o HRGu); instalação de rede de vácuo (anteriormente eram necessários aspiradores portáteis para cuidados com os pacientes) e troca de forro do teto e de piso.

Publicidade

Além disso, foram feitas reformas na iluminação, adequação de espaço para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos do setor realizarem prescrições e evoluções em espaço claro e arejado; criação de rota de fuga contra incêndio e melhorias no formato de toda a enfermaria, com paredes apenas em locais que receberão leitos e pontos de rede de gases.

“Essa medida tornou o local mais leve, com menos paredes, o que permite, além de mais circulação de ar, melhor visibilidade dos pacientes internados. Outra modificação importante foi a adequação da sala de preparo de medicações em local arejado, conforme regulamenta o Conselho Regional de Enfermagem”, explica a superintendente da Região Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.

Também foi realizada adequação do repouso da enfermagem, da copa e da área de supervisão do setor. Os banheiros receberam tratamento especial, com troca de louças e pisos, permitindo melhor higienização do local.

Melhorias no layout da enfermaria deixaram o local mais leve, com menos paredes, permitindo mais circulação de ar e melhor visibilidade dos pacientes internados

O projeto de reforma foi executado com verba do contrato de manutenção predial e emenda parlamentar do vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rodrigo Delmasso, que esteve presente à solenidade de entrega do espaço. Segundo ele, é muito bom ver o resultado de seu trabalho em melhorias para a população. “Com essa reforma, o Hospital Regional do Guará poderá atender melhor seus pacientes”, destacou o parlamentar.

Também presente à entrega da reforma, a secretária adjunta de Assistência, Raquel Beviláqua, parabenizou todos os reparos feitos na enfermaria de clínica médica. “A adequação ficou de acordo com a necessidade dos pacientes, e agora será possível a instalação de máquinas de hemodiálise”, destacou.

Outros equipamentos

A Região de Saúde Centro-Sul possui 28 aparelhos de saúde, divididos em 20 unidades básicas, quatro policlínicas, duas unidades do Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um hospital regional e um local para internação de pacientes psiquiátricos, conhecido como Casa de Passagem.

Algumas unidades apresentam desgaste na estrutura física, ocasionados pelo tempo. O Contrato de Manutenção Predial Emergencial da Secretaria de Saúde foi liberado em 6 de maio com o objetivo de executar manutenção estrutural dos aparelhos, incluindo manutenção das redes hidráulica, elétrica, de dados, de gases e correção de infiltrações, entre outras ações.

FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorIbaneis reativa eletroencefalograma do Hospital do Gama desativado há seis anos
Próximo artigoTermina em 28 de junho, prazo para seleção de brigadistas