27.5 C
Brasília
26 abr 2024 19:41


Pronto-socorro de clínica médica do HRSam atenderá somente pacientes com Covid-19

Emergência obstétrica e cirurgia-geral continuam recebendo pacientes sem o coronavírus

O atendimento emergencial de clínica médica do Hospital Regional de Samambaia agora é exclusivo para pacientes com Covid-19. O HRSam recebe pacientes com Covid-19 encaminhados das unidades básicas de saúde e das Unidades de Pronto Atendimento. A medida faz parte do Plano de Mobilização de Leitos Covid-19 do Distrito Federal divulgado no dia 30 de dezembro. A unidade possui 25 leitos de enfermaria Covid, 20 de UTI e quatro de UCI.

A mudança no perfil de atendimento do HRSam ocorreu, de acordo com o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, por Samambaia ser “uma região de densidade populacional muito alta. Desse modo, decidimos que a região oferecesse um suporte exclusivo de atendimento para Covid-19 na emergência de clínica médica”.

A mobilização na unidade começou, ainda em dezembro, pela unidade de terapia intensiva (UTI). No dia 18 de dezembro, dez leitos passaram a atender somente pacientes com Covid-19. Essa mudança iniciou a primeira fase de ativação desses leitos, que foi concluída no dia 27 de dezembro com a ativação de outros dez leitos.

Os leitos do pronto-socorro de clínica médica começaram a ser mobilizados em 22 de dezembro e da enfermaria de clínica médica no dia 3 de janeiro.

“A equipe do HRSam está mais preparada para enfrentar os desafios. Estamos nos dedicando em consolidar os fluxos já estabelecidos e nos empenhando em garantir os insumos necessários para uma melhor assistência aos pacientes”, afirma Ruiter Arantes, diretor do HRSam.

Atendimento de emergência

A emergência obstétrica e o serviço de cirurgia geral do HRSam continuam atendendo pacientes com ou sem o novo coronavírus. Todos são classificados e, em caso de suspeita de infecção pelo novo coronavírus, os pacientes são isolados. Na emergência de clínica médica também há um espaço para que pacientes que não testaram positivo para Covid-19, após realização de exame, fiquem isolados até serem referenciados para atendimento em outra unidade da rede.

Para a unidade de saúde, estão previstos, no total, 27 leitos de UTI, sendo que sete dependem de contratação de recursos humanos para funcionar. A ativação desses leitos pode ocorrer a partir da fase de ativação de leitos Covid-19 em caso de necessidade.

O HRSam também possui quatro leitos de UCI e terá outros oito para atender pacientes com coronavírus.

HRSam em números

O Hospital Regional de Samambaia atende pacientes com Covid-19 na enfermaria e UTI desde junho de 2020. Até o dia 2 de janeiro foram notificados na unidade 2.868 casos suspeitos de Covid-19, destes 1.178 foram confirmados. Do total de casos notificados, 1.115 necessitaram de internação, 1.044 evoluíram para cura e 95 evoluíram para óbito.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever