Terracap adota assinatura digital nas escrituras públicas

Com o surgimento de inovações tecnológicas, cada vez mais as empresas têm utilizado de meios como a assinatura digital de documentos, visto que ela traz mais agilidade, transparência e segurança ao processo. A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), por exemplo, aderiu a esse mecanismo, com o uso do sistema e-Notariado, para melhorar o desempenho da entrega de escrituras públicas.

Já nesta semana, os cartórios iniciarão o novo procedimento. Até a próxima sexta-feira (8/6), a Terracap receberá escrituras nas duas modalidades – física e digital – para que todos possam se adequar. Já a partir do dia 8, a Agência receberá somente escrituras digitais.

Nessa nova modalidade de assinatura, o cartório atribui à escritura o fluxo da Terracap previamente cadastrado no sistema. Com isso, e-mails automáticos são encaminhados para os “aprovadores” e “assinadores”. Na prática, não haverá mais pilhas de papéis sobre as mesas de gerentes e diretores para assinar um a um dos documentos e tudo será simultâneo, dando maior celeridade procedimento.

Publicidade

Caso o cliente decida não optar por essa forma de autenticação, o processo não será prejudicado, pois somente a parte dele ficará no formato físico.

Além de ser uma evolução tecnológica benéfica para Terracap, cartórios e clientes, a assinatura digital das escrituras passa a ser mais uma medida no necessário distanciamento social recomendado pelas autoridades de Saúde em função da pandemia do novo coronavírus.

O e-Notariado

O e-Notariado é uma autenticação eletrônica própria criada pela Associação dos Cartórios. O novo sistema permite que os responsáveis assinem as escrituras por meio do site (https://www.e-notariado.org.br/) ou do aplicativo “e-notariado” para smartphone. No segundo caso, poderão acessar com a própria digital ou com o token do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP Brasil).

Fonte: Terracap

Artigo anteriorJorge Vianna deve realizar representação contra a UTI Vida ao Ministério Público do Trabalho
Próximo artigoClientes da Terracap recebem escrituras públicas e realizam sonhos