Brasília realiza, no domingo (16), Caminhada de Conscientização da ELA

Print Friendly, PDF & Email

Brasília sedia, no próximo domingo (16), a 2ª Caminhada e Cadeirata de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica. O evento é parte das ações que marcam o “Dia Mundial de Conscientização sobre a ELA”, comemorado dia 21 de junho, e terá sua concentração em frente a Biblioteca Nacional, às 10h, seguindo o percurso até a Catedral.

Ex-deputado distrital, Odilon Aires, mobiliza evento no DF – Foto: Divulgação

A caminhada é organizada pela Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA) em vários estados e, este ano, a da capital está sob a mobilização do ex-deputado distrital, Odilon Aires, membro da Associação e portador da doença há cerca de três anos. “É de extrema importância o envolvimento da população nessa causa. Esta caminhada tem como objetivo conscientizar e informar as pessoas sobre essa doença rara, que é altamente incapacitante e que ainda não descobriram a causa, impossibilitando a descoberta de uma possível cura”, destacou Odilon Aires.

A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva provocada pela degeneração progressiva dos neurônios motores – células especializadas em transmitir impulsos nervosos para os músculos. Conforme a doença avança, o paciente vai sendo levado a uma paralisia motora irreversível. Estima-se a existência de 10 mil pessoas com diagnóstico da doença, ainda sem causa específica. Segundo pesquisas, somente 10% dos casos são de origem genética e o mais provável é que não exista uma única causa, mas diferentes fatores que possam desencadear a doença em indivíduos predispostos.

Publicidade

Diante disso, a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (AbrELA), busca oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes com ELA, por meio de orientação, informação e assistência aos pacientes e familiares, bem como divulgação de informações técnico-científicas, sobre o diagnóstico e tratamento desta doença para a sociedade e profissionais de saúde.

 

Artigo anteriorSenador Arolde de Oliveira propõe assistência de guia às pessoas com deficiência visual em supermercados
Próximo artigoMulheres interessadas em colocar DIU devem ir ao Hmib na segunda-feira (17)