27.5 C
Brasília
26 abr 2024 16:28


Cúpula da Saúde se reúne para fortalecer trabalho integrado no DF

Pretensão é elevar qualidade dos serviços  com ações conjuntas entre IGESDF, Secretaria de Saúde, Hemocentro e Fepecs

Por Ailane Silva/IGESDF

Unir forças para elevar o padrão de qualidade dos serviços de saúde no Distrito Federal é a proposta do Instituto de Gestão Estratégia de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), em parceria com a Secretaria de Saúde (SESDF), Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Foi firmado, nesta sexta-feira (22), o compromisso pela cúpula da Saúde de alinhar ações relacionadas à melhoria de gestão e tornar os serviços de saúde do DF os melhores do país.

“Todos nós estamos fazendo parte de um processo histórico e único, porque estamos na capital do Brasil e nossas ações têm reflexo direto em todos os estados”, enfatizou o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, acompanhado da diretora vice-presidente, Janaina Miranda.

Para Araújo, a integração da Fepecs, Hemocentro, SES e IGESDF tem uma força muito grande para mudar a realidade de desmonte que a máquina pública passou nos últimos anos. “A experiência de cada entidade e compromisso de mudança permitirá dar respostas céleres para a população do Distrito Federal, que hoje sofre em todos os níveis de atenção”, complementou.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, destacou que é possível resolver diversos entraves somando a capacidade técnica de todas as áreas envolvidas. “A publicação do decreto de situação de emergência nos ajudou a expansão do modelo promovido no Hospital de Base. Tenho certeza de que essa medida com as demais mudanças administrativas que podemos promover trarão maior sucesso das atividades”, afirmou.

O diretor executivo da Fepecs, Marcos Ferreira, enfatizou que a entidade está aberta para contribuir. “Não queremos ser uma linha de pensamentos diferente, mas ter uma consonância. Estamos abertos para essa trilhar esse caminho juntos. O importante é que nossas instituições se unam para que aconteçam as melhorias”, reforçou.

“O Hemocentro atualmente cobre 100% dos leitos e somos autossuficientes em hemocomponentes, além de contribuirmos com outras áreas voltada para transplante e pessoas com doenças coagulopatias. Em razão da excelência, temos certificação ISO 9001. Nossa  gestão é bem estabelecida e certamente contribuiremos”, disse a presidente do Hemocentro, Barbara Simões.

Ao final do encontro foi apresentado o modelo do IGESDF, que tem personalidade jurídica de direito privado, além do funcionamento da parte de Ensino e Pesquisa do IGESDF.

Também participaram da reunião a chefe de Gabinete do IGESDF, Carla Chaves, o secretário adjunto de Gestão da Secretaria de Saúde, Sérgio Costa, a secretária adjunta de Assistência da Secretaria de Saúde, Renata Rainha, entre outras autoridades.

Fonte: Agência Saúde

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever