27.5 C
Brasília
26 abr 2024 16:51


Câmara Legislativa do DF garante legalização da profissão de guia de turismo

Os guias de turismo estão a um passo de terem a profissão legalizada. O plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (13), em primeiro turno, o Projeto de Lei 2050/2014, de autoria dos deputados Celina Leão e Robério Negreiros, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de guia de turismo nos transportes que estejam realizando atividades turísticas no Distrito Federal.

Em plenário, a deputada Celina Leão defendeu a análise e votação do projeto, ainda nesta terça-feira, perante os profissionais da área, que estavam mobilizados desde a segunda-feira (12), aguardando que o PL fosse colocado em pauta. “É obrigatória a presença de guia de turismo local para atendimento às pessoas ou grupos de turistas em visitas ou excursões no DF, inclusive no interior dos veículos que realizam o transporte dos turistas”, defendeu Celina.

O deputado Robério Negreiros disse que, para efeitos da lei, é considerado guia de turismo no DF, o profissional que estiver cadastrado no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas – Cadastur, do Ministério do Turismo – MTur, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, conforme a Lei Federal 8.623/93 e que exerça suas atividades nos termos do diploma legal. “Fica vedada a substituição do profissional de guia de turismo por qualquer equipamento sonoro e/ou outros meios visuais de apresentação dos atrativos turísticos existentes no DF”, alertou Robério.

Os profissionais deverão estar devidamente credenciados como guias de turismo para ter acesso a museus, bibliotecas, galerias de arte, feiras de exposição e shows, acompanhando os turistas, em grupo ou individualmente, observadas as normas de cada um dos estabelecimentos. “Acreditamos no potencial desses profissionais no DF e eles merecem, sim, trabalhar na legalidade”, afirma Celina, completando que a profissão é importante para o crescimento da economia do DF. “Recebemos muitos turistas no DF, sejam pessoas de outros estados e estrangeiros. Esses profissionais vão mostrar o DF para pessoas que vão contar suas experiências para outras e garantir que mais gente queira conhecer nossa cidade”, avalia a parlamentar, destacando que o guia de turismo é um profissional especial, que está preparado para os atrativos turísticos da cidade.

A preparação a que Celina se refere inclui a conduta do profissional de manter a cidade limpa, respeitar o plano de monitoramento do impacto da visitação e o respeito a fauna e flora, tanto no centro urbano da cidade, como na área rural.

A votação em segundo turno do projeto está prevista para esta semana, antes do encerramento dos trabalhos legislativos de 2016.

Ascom da deputada Celina Leão

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever