24.5 C
Brasília
26 abr 2024 20:35


Conselho de Saúde pode aprovar entrada de Organizações Sociais nesta terça (12)

Por Kleber Karpov

Embora o controle social, representado por membros do Conselho de Saúde do DF (CSDF), tenha revogada a possibilidade de o GDF voltar a contratar Organizações Sociais (OSs) por meio da Resolução nº 18/2010, circula nas redes sociais que alguns conselheiros podem tentar uma manobra reverter a deliberação homologada durante a 9ª Conferência Distrital de Saúde do DF e com isso voltar a permitir que o governo contrate as OSs.

Uma conselheiras que pede para não ser identificada falou ao Política Distrital sobre o assédio por parte da ‘cúpula’ do CSDF e da Secretaria para fazer aprovar o retorno das OSs.

“O conselho do DF tem a prerrogativa de tornar legítima a ‘vontade’ da sociedade de Brasília e pode reverter até mesmo a Resolução que impede o GDF de contratar as OSs. O Conselheiro Bruno [Metre do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefitto)] fez uma resolução e tentou votar no pleno do CSDF, o que foi impedido. Na terça-feira [12/Jul], devem tentar novamente.”.

Um segundo Conselheiro, que também pede para não ser identificado, acusa o presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira, de ter “fechado” com o governo.

“Estamos em meio o maior impasse do CSDF. A vontade do presidente e sua mesa diretora que fechou com o governo e os demais conselheiros e conselhos Regionais.”, afirmou ao observar se referir à base de usuários que compõem o Conselho de Saúde.

Manobra?

O Conselheiro o que chamou de “manobra”, uma aprovação recente de prorrogação da manutenção dos cargos dos conselheiros para 2019.

Publicamente, Helvécio Ferreira, em geral, se pronuncia contrário as OSs, embora, também tenha se mostrado favorável a discutir a introdução das OSs na gestão da Saúde do DF. Mas, segundo Ferreira, em um caso de empate em uma eventual votação para o retorno das OSs, também, publicamente, o presidente do CSDF, afirma que vota contrário a instituição do SUS.

Impasse

A preocupação de parte de membros do CSDF é que a composição do CSDF tem 50% de usuários do SUS-DF, 25% de trabalhadores e outros 25% de gestores e prestadores de serviços. Com o assédio recente por parte do Governo, com discursos distintos para cada perfil de conselheiros, o receio é o GDF possa ‘vender’ sonho a parcela mais vulnerável à manipulação de opinião, o usuário, maior interessado na disponibilidade de capacidade de atendimento. Com a palavra os conselheiros da Saúde do DF.

Serviço: Votação contra as OSs no Conselho de Saúde do DF
Dia: 12/7/2016 a partir das 9h 
Endereço:

Setor de Indústria Gráfica (SIG) Quadra 1 Lotes 985 à 1055
Centro Empresarial Parque Brasília, 3º Andar, Salas 316 à 322

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever