22.5 C
Brasília
26 abr 2024 23:52


Acumuladores de inservíveis se tornam novamente alvo de ação contra a dengue

Nesta quarta-feira (16), equipes farão conscientização dos donos de sete imóveis no Gama para recolher os resíduos

Por Ailane Silva

Os donos de imóveis com perfil de acumuladores, ou seja, quem armazena grande quantidade de inservíveis em casa, são alvo novamente de mais ação contra a dengue, no Gama. Até às 17h desta quarta-feira (16), eles serão conscientizados sobre a importância da retirada de materiais que, posteriormente, serão recolhidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A expectativa é de que a equipe visite sete imóveis, nas quadras 4, 6, 8, 11, 12 e 29, todas no Setor Leste.

“No início desta semana, fizemos o mapeamento das casas. Não é fácil fazer esse tipo de trabalho, porque muitos dos acumuladores têm dificuldade em aceitar essa ação, que é de grande impacto”, avaliou o chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Gama, Edson Alves da Rocha, ao citar que os acumuladores armazenam itens como sacolas, recipientes velhos, garrafas e outros resíduos propícios para manter água parada.

O chefe lembra que essa conscientização de acumuladores na região administrativa começou em fevereiro. O trabalho já resultou na retirada de mais de seis caminhões de resíduos em imóveis localizados nas quadras 3, 4, 9, 13, 31 e 33 no Setor Sul.

“Na casa da quadra 3, onde morava uma senhora sozinha, foi onde encontramos o maior número de recipientes com água parada. Havia diversos focos de Aedes Aegypti e, devido a estrutura da casa estar comprometida com risco de desabamento, tivemos ainda que emitir um termo para interdição”, relatou o chefe da Vigilância Ambiental, ao afirmar que o problema com a residência é antigo. Em 2011, em uma ação foram retirados três caminhões de entulho dessa residência.

Na ação, estarão presentes agentes da Vigilância Ambiental e Sanitária, Agência de Fiscalização (Agefis), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Administração Regional, Diretoria de Atenção Primária (Diraps), Equipe Estratégia da Família (ESF) dos centros de saúde 2 e 3, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Conselho de Saúde.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever