Por Kleber Karpov
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deve permanecer presa na Itália. Em nova audiência nesta quarta-feira (27), a Justiça do país disse precisar de mais tempo para decidir sobre o pedido de liberdade apresentado pela defesa da parlamentar. Enquanto não for proferida uma nova decisão, Zambelli segue detida na Itália.
A deputada está presa desde 29 de julho, depois de ter seu nome incluído na difusão vermelha da Interpol a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF). Pesa contra ela um mandado de prisão preventiva em aberto no Brasil. A defesa de Zambelli alega que ela não deveria permanecer detida na Itália e sustenta que a deputada tem problemas de saúde, motivo pelo qual precisaria ser solta.
A parlamentar fugiu para a Itália dias antes de ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo por ser a mentora de uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O hacker Walter Delgatti, réu confesso, foi condenado na mesma ação.
Zambelli foi condenada mais uma vez na semana passada, em outra ação relativa a um episódio em que ela perseguiu um homem com uma arma em punho pelas ruas de São Paulo. A pena, nesse caso, foi de cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, embora ainda caiba recurso.
Após a segunda condenação, o advogado Fábio Pagnozzi disse em nota que Zambelli manifestou “surpresa e profundo desacordo” e que a sentença será “firmemente contestada”. A defesa afirma que a deputada é vítima de perseguição política em um “julgamento recorde”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










