Voto de confiança por um Distrito Federal melhor

Antes de a gente pertencer a um país dividido ao meio, vivemos em um distrito que amanhece neste domingo (28/10) sob o manto da expectativa. As pesquisas de opinião indicam com folga a vitória de Ibaneis Rocha (MDB) sobre o candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB). Mas isso não significa que o brasiliense está seguro do que lhe reserva o futuro próximo.

Depois de pouco mais de dois meses de campanha, está claro que a maioria dos brasilienses quer apostar na mudança. São cidadãos que depositam, com o voto, a vontade de testar uma solução diferente.

Brasília é uma cidade jovem, mas que exibe problemas de metrópoles centenárias. Não devemos em nada para grandes centros quanto à criminalidade, sucateamento da saúde pública, ineficiência do transporte coletivo, desemprego, diferença de renda. Quando a nossa vocação deveria, na verdade, ser exemplo e referência.

O próximo governador sabe o tamanho da bucha que vai pegar. Um DF que nasceu do traço austero dos arquitetos, mas que agora ostenta emaranhado urbano com toda a sorte de desmandos. Culpa do crescimento desordenado e da falta de autoridade e legitimidade dos governos que passaram pelo poder. Não tem dinheiro de sobra. Foi-se o tempo. Assim como não há área bem resolvida em qualquer das regiões administrativas.

Mas, neste domingo (28), quando os 2 milhões de brasilienses habilitados a votar forem às urnas não vão querer saber de nada disso. Quem levar a chave do DF vai pegar o pacote completo. O discurso da ‘herança maldita’ se algum dia colou, já não cola mais. O cidadão está farto das desculpas, justificativas e promessas não cumpridas

Está na hora de o governante da capital federal e seus assessores mostrarem capacidade de fazer mais no meio da adversidade. Do contrário, será mais uma autoridade a emprestar seu rosto para a galeria de líderes medíocres que, ou assistiram a pessoas morrerem em filas de hospitais, professores se reunirem em chão de terra batida, asfalto engolir carro, viaduto cair; ou agiram para defender seus próprios interesses. A construção do Mané Garrincha e do Centro Administrativo está aí para não nos deixar esquecer.

Chegou, portanto, o momento de a gente entrar com o voto de confiança. E o candidato vencedor que faça sua parte. Este é o acordo.

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...