19.5 C
Brasília
03 fev 2026 04:27

Violência contra a mulher será tema de auditoria no Tribunal de Contas do DF 

O Tribunal de Contas do DF participará de uma Auditoria Coordenada em violência de gênero com objetivo de fazer um diagnóstico da resposta do Estado na prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher. Estudos semelhantes serão feitos por outros Tribunais de Contas no Brasil e em países participantes da organização internacional OLACEFS, que coordenará as ações.

Inicialmente, o Grupo de Trabalho do TCDF – composto por Auditoras de Controle Externo – irá verificar as ações para combater a violência contra a mulher, implementadas pelas Secretarias de Justiça, de Segurança Pública e de Desenvolvimento Social do DF. Mas, caso haja necessidade, outros órgãos também podem ser incluídos no levantamento.

Além do diagnóstico da situação das mulheres em situação de violência em cada país participante, serão identificados os canais de denúncia, medidas de proteção, sanção e prevenção para combater a violência contra a mulher.

A troca de experiências com outros órgãos fiscalizadores, tanto do Brasil quanto de outros países, permitirá a construção de boas práticas que possam contribuir com a melhoria dos serviços prestados pelos órgãos responsáveis por combater a violência de gênero.

A participação nessa auditoria foi autorizada pelo plenário da Corte de Contas na última quarta-feira, 10 de agosto, e os resultados consolidados de todos os países participantes devem ser divulgados em meados de 2023 (Processo nº 00600-00008933/2022-91-e).

OLACEFS

A Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS) é uma organização internacional, autônoma, independente, apolítica e permanente. A instituição tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas à auditoria e controle governamental, bem como a promoção de relações de cooperação e desenvolvimento profissional entre seus membros e interessados.

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...