20.5 C
Brasília
11 jul 2025 14:25

Vigilância Sanitária fiscaliza 400 escolas com ensino presencial no DF

Três foram autuadas por descumprimento de medidas sanitárias; força-tarefa ocorre em conjunto com a Vigilância Epidemiológica

Uma força-tarefa entre as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da Secretaria de Saúde já fiscalizou 400 escolas particulares com ensino presencial. Os trabalhos foram iniciados no dia primeiro de fevereiro e o balanço contempla as visitas realizadas até ontem (18). Após as vistorias, até o momento, três escolas foram autuadas por não cumprir os protocolos sanitários vigentes. A multa varia entre R$ 2 mil e R$ 20 mil.

“Estamos atuando em conjunto para garantir o cumprimento das normas sanitárias, fiscalizando as escolas que estão com aulas presenciais”Márcia Olivé, gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária

Do total de fiscalizações, 101 inspeções ocorreram em atendimento a denúncias que chegaram por meio da Ouvidoria (160 e 162). Durante as visitas, os fiscais avaliam se os estabelecimentos cumprem o distanciamento de dois metros entre as pessoas, o uso de máscara e avaliam a situação epidemiológica, como registro de casos entre funcionários e estudantes e, até mesmo, registro da covid-19 em parentes dessas pessoas.

A gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, afirma que as ações continuarão nos próximos dias. “Estamos atuando em conjunto para garantir o cumprimento das normas sanitárias, fiscalizando as escolas que estão com aulas presenciais”, explica.

Das escolas vistoriadas, 10% tinham alguma irregularidade, foram notificadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e tiveram 48 horas para corrigir as irregularidades. As mais comuns foram: não manter distanciamento; uso incorreto de máscara por alunos e funcionários; não fazer registro do controle da planilha de aferição de temperatura e estado gripal de alunos e funcionários. Em todas as vistorias, as instituições devem apresentar esse registro aos fiscais da Divisa.

Até o momento, nenhuma foi interditada. Uma das exigências previstas em lei refere-se a obrigatoriedade de um afastamento de 14 dias para funcionários e alunos em caso que apresentarem sintomas gripais. O rastreamento de casos de covid-19 entre estudantes, funcionários e seus familiares fica por conta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep).

Os fiscais da Divisa e da Divep têm se reunido ou acompanhado reuniões entre as instituições e sindicatos para minimizar os riscos de contágio pela covid-19.

Vistoria no Lago Sul

Uma ação dos órgãos de saúde pública ocorreu na tarde desta sexta-feira (19) em uma escola do Lago Sul. Ela já havia sido notificada no dia anterior por alguns inconformidades encontradas, como o desrespeito ao distanciamento. Os fiscais retornaram ao local e constaram outros problemas, como aulas presenciais sendo ministradas em duas turmas onde uma professora que leciona em ambas, foi diagnosticada com a covid-19. Além disso, em uma dessas turmas, um aluno também testou positivo.

Cabe esclarecer que os dois infectados pelo coronavírus não estavam na escola e já cumpriam o isolamento. Porém, como houve um contato entre eles, as duas turmas deveriam estar isoladas. Desta forma, a Vigilância Epidemiológica recomendou a suspensão das aulas nas duas classes durante 14 dias e o isolamento dos alunos.

O colégio já contabiliza 11 pessoas, sendo um estudante, infectados pelo vírus. Foi dado um prazo de 72 horas para que todas as inconformidades sejam corrigidas. Em caso de descumprimento, a escola poderá ser interditada.

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF deve contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na rede complementar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou,...

Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar

Por Pedro Rafael Vilela O presidente Luiz Inácio Lula da...

Ruanda celebra o Kwibohora 31: um marco de liberdade e reconstrução

Da Redação No dia 4 de julho, Ruanda celebra o...

Destaques

Brasília recebe primeira edição do Boxing Pro Combat com campeões olímpicos

Brasília será palco, no próximo dia 2 de agosto,...

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF inova com tecnologia em paradas de ônibus para consulta de horários do transporte público em tempo real

Por Karol Ribeiro A partir desta quinta-feira (10), dez paradas...

GDF deve contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na rede complementar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou,...