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05 dez 2025 03:01

Usuários aderem ao DF no Ponto para planejar viagens do transporte público coletivo

Cerca de 75 mil pessoas baixaram a ferramenta na primeira semana de uso em diversas regiões do DF

Na primeira semana desde o lançamento do aplicativo DF no Ponto, cerca de 75 mil pessoas baixaram o novo app de busca e planejamento de viagens do transporte público coletivo do Distrito Federal. A ferramenta foi lançada no último dia 29 de julho e faz parte de um conjunto de soluções tecnológicas para facilitar a vida dos passageiros.

“O DF no Ponto é uma ferramenta importante para facilitar o dia a dia dos passageiros, com 10 funcionalidades para planejamento de viagens, busca de linhas e horários”

Zeno Gonçalves
secretário de Transporte e Mobilidade

O aplicativo está disponível nos dois principais sistemas operacionais, iOS e o Android. A maioria, cerca de 63 mil usuários, baixou a ferramenta para uso em smartphones do sistema Android. As regiões onde houve a maior quantidade de downloads foram Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, afirmou que os testes de aceitação do DF no Ponto indicam que os usuários do transporte público do DF já estão utilizando praticamente todas as funcionalidades do aplicativo.

“O DF no Ponto é uma ferramenta importante para facilitar o dia a dia dos passageiros, com 10 funcionalidades para planejamento de viagens, busca de linhas e horários, podendo reduzir o tempo de espera nas paradas e terminais. Mas é interessante notar que as pessoas estão utilizando também as funcionalidades de comunicação do aplicativo, onde podem obter informações, fazer sugestões ou registrar ocorrências”, afirmou o secretário.

Uma das funcionalidades importantes do novo DF no Ponto é que o aplicativo envia alertas e notícias sobre ocorrências que impactam a operação diária do transporte coletivo. São informações sobre mudança de trajeto, bloqueios de trânsito e manifestações em via pública, entre outros. Pelos registros do app, a equipe técnica do DF no Ponto já realizou mais de 160 atendimentos aos usuários. A maior parte, mais de 100 registros, é para tirar dúvidas, inclusive sobre como utilizar a ferramenta. Há registros também de sugestões, reclamações e algumas denúncias.

QR Code nas paradas

Além do aplicativo e do site DF no Ponto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) lançou recentemente outra ferramenta de auxílio aos passageiros. Em fase de testes, a ferramenta funciona por meio de QR Code, que pode ser acessado com a câmera do celular nas paradas de ônibus.

Ao acessar a ferramenta pelo QR Code, o usuário recebe informações sobre os ônibus que estão passando no ponto de parada onde a pessoa estiver. Também é possível verificar a previsão das próximas viagens de cada linha, facilitando ao passageiro programar suas atividades até o momento de embarque.

Na fase de testes, que começou no dia 10 de julho, foram 10 paradas de ônibus da área central de Brasília que contaram com o adesivo de acesso pelo QR Code. De acordo com os registros da ferramenta, cerca de 9.500 usuários realizaram mais de 28.500 visualizações dos horários de ônibus. A parada onde ocorre a maior quantidade de visualizações é na W3 Sul, em frente ao Pátio Brasil Shopping.

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