12.5 C
Brasília
13 jul 2025 01:30

TCDF suspende decisão liminar que proibia 18 horas contínuas na Saúde

Em nova decisão, Tribunal mantém 18 horas contínuas até julgamento do mérito

Por Kleber Karpov

O Tribunal de Contas do DF (TCDF) suspendeu, na terça-feira (07/11), a liminar que proibia o cumprimento de jornada de 18 horas ininterruptas, com intervalos de 11 horas de descanso. O pedido de reexame foi interposto pela Procuradoria Geral do DF (PGDF) em cumprimento a acordo estabelecido entre o TCDF, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e representantes das entidades sindicais ligadas à Saúde do DF (11/Out).

Naquela ocasião, o Secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Ismael Alexandrino explicou que tal decisão poderia resultar em eventual necessidade de exonerações. Pois a SES-DF contava com 7.080 servidores com plantão de 18 horas contínuas. Consequentemente a proibição reduziria a capacidade de atendimento da Saúde pública do DF. Tal carga horaria, de acordo com Alexandrino é comum dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Prontos Socorros e Centros Cirúrgicos.

A ação foi proposta pelo Ministério Público de Contas do DF por considerar possível irregularidade na edição do § 5º do art. 8º da Portaria nº 199/14-SES, o que possibilitou a aplicação da carga horaria de 18 horas contínuas. A representação levou o TCDF a suspender, liminarmente, a carga horária de 18 horas contínuas, o que anulou acordos coletivos homologados entre os sindicatos dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF) e dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF) com a SES-DF.

Com a suspensão da liminar pelo TCDF, por meio da decisão 3926/2017, representantes dos sindicatos respiram, temporariamente, aliviados. Esse é o caso do diretor do SINDATE-DF, Jorge Vianna que comemorou a “vitória parcial” nas redes sociais.

Ao Política Distrital (PD), o sindicalista elogiou o que chamou de ‘bom senso’ dos conselheiros do TCDF. Vianna explicou ainda que uma decisão contrária, prejudicaria toda cadeia de atendimento da saúde pública do DF.

“A menos que o GDF seja obrigado a acabar com o déficit total de profissionais de saúde, que fazem o atendimento à população, todos perderiam. Os servidores, a própria secretaria de saúde, mas principalmente, a população do DF. Não podemos esquecer que além dos quase 8 mil servidores com as 18 horas ininterruptas, essa suspensão também afetou as horas extras e o prazo de descanso entre as jornadas de trabalho. Graças a Deus, os conselheiros do Tribunal de Contas tiveram uma decisão acertada, de bom senso e agora vamos aguardar o julgamento do mérito, que será a decisão final.”, disse Vianna.

Na mesma linha segue o vice-presidente do SINDMÉDICO-DF, Carlos Fernando, conforme publicação de matéria no site do sindicato em que reforça a necessidade de a SES-DF restabelecer o quadro de servidores.

“Não é uma suspensão definitiva. Os conselheiros reconheceram que a decisão está descolada da realidade, mas não tiram a razão das alegações do Ministério Público que motivou a determinação do corte das 18 horas. A decisão final deve orientar que a SES mantenha a situação atual, mas que tome medidas para estabelecer condições de trabalho que permitam jornadas menos extensas – algo que não ocorrerá em curto ou médio prazo”, explicou Carlos Fernando.

Confira a decisão na íntegra

Com informações de SINDATE-DF e SINDMÉDICO-DF

Atualização: 8/11/17 às 14h38

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Vaquinha Online: Campanha pede apoio para ajudar custear cirurgia de urgência de jornalista do DF

Por Kleber Karpov Colegas da jornalista Francine Marquez, de Brasília,...

Somos contrários, mas aplaudimos a taxação de Trump contra o povo brasileiro?

Por Kleber Karpov Estranhamente, um vídeo gravado publicado nas redes...

Destaques

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Festival Itinerante da Juventude Negra está com inscrições abertas em quatro regiões do DF

Por Thaís Umbelino Com foco na arte, na juventude e...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Celina Leão entrega ampliação de espaço da Escola Classe 614 em Samambaia realizada com blocos modulares

Por Thaís Miranda e Thaís Umbelino A comunidade de Samambaia...