Taxistas do DF passam a poder circular no corredor exclusivo do BRT Sul a partir de quinta-feira (20)

Medida experimental tem validade por 90 dias e deve abrange trechos de Santa Maria, Gama e Park Way

Por Kleber Karpov

A partir desta quinta-feira (20), os taxistas do Distrito Federal terão autorização para trafegar no Corredor Exclusivo do BRT Sul, em uma medida de caráter experimental que se estenderá por 90 dias, até 20 de novembro de 2026. A autorização abrange toda a extensão do corredor nas regiões de Santa Maria, Gama e na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), no Park Way, e tem como objetivo principal avaliar os impactos técnicos e operacionais da convivência entre os táxis e os ônibus do sistema de transporte coletivo.

Período de testes e avaliação técnica

Durante os três meses de teste, uma equipe de especialistas realizará uma análise detalhada sobre a operação conjunta. Serão observados critérios como segurança viária, possíveis alterações no tempo de viagem dos ônibus do BRT, a regularidade e pontualidade das linhas e o impacto geral na fluidez do corredor exclusivo.

A avaliação também considerará a capacidade da via, as mudanças no consumo de combustível dos coletivos e a dinâmica de circulação nas proximidades das estações. Os dados coletados ao longo do período experimental serão fundamentais para a decisão sobre a continuidade da medida, definindo se a autorização para os táxis se tornará permanente.

Regras e restrições para a circulação

Para garantir a segurança e a eficiência da operação, um conjunto de regras rígidas foi estabelecido para os taxistas que utilizarem o corredor. O descumprimento pode levar a penalidades, incluindo a suspensão da autorização.

Dias e horários

  • Com passageiro: A circulação é liberada em qualquer horário e em todos os dias da semana.
  • Sem passageiro: A circulação é permitida apenas no período noturno/madrugada, das 22h às 5h, em todos os dias da semana.

Paradas, embarque e desembarque

  • É proibida qualquer parada ao longo do corredor, que deve ser usado como via expressa.
  • O embarque e desembarque de passageiros não são permitidos no corredor ou nas estações, devendo ocorrer antes da entrada ou após a saída da via exclusiva.
  • A circulação pelas vias internas dos terminais do BRT Sul em Santa Maria, Gama e Park Way é proibida.

Velocidade e ultrapassagem

  • A velocidade máxima no corredor é de 60 km/h.
  • Ao passar pelas estações, os taxistas deverão reduzir a velocidade para 30 km/h.
  • Ultrapassagens só são permitidas nos trechos das estações, onde há recuo, respeitando o limite de 30 km/h.

Manutenção e obstrução

  • Os táxis devem trafegar em perfeitas condições de manutenção. Em caso de pane, o motorista deve atuar imediatamente para desobstruir a via e não prejudicar a operação dos ônibus do BRT.

Histórico do corredor

Inaugurado em junho de 2014, o corredor do BRT Sul foi projetado para uso exclusivo dos ônibus do sistema de transporte rápido. A via é uma das principais artérias do transporte público do DF, sendo responsável pelo deslocamento diário de dezenas de milhares de passageiros que se locomovem entre as regiões administrativas do Gama e de Santa Maria e o Plano Piloto.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Eleições 2026: TSE registra mais de 20 mil candidaturas em todo país

Por Kleber Karpov As eleições gerais de 2026 contam com...

Mais de 1 milhão de doses de vacinas são aplicadas em São Paulo

Por Kleber Karpov A cidade de São Paulo aplicou mais...

Bets: quatro em cada dez mulheres apostam ou já apostaram online

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17)...

IGESDF abre seleção para área financeira e enfermagem em nefrologia

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

STF afasta Daniel Brandão, presidente do Tribunal de Contas do Maranhão por 180 dias

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Prazo para acordo direto de precatórios começa nesta segunda (17)

Por Kleber Karpov Começa nesta segunda-feira (17/Ago) o prazo para...

Destaques

Eleições 2026: TSE registra mais de 20 mil candidaturas em todo país

Por Kleber Karpov As eleições gerais de 2026 contam com...

Mais de 1 milhão de doses de vacinas são aplicadas em São Paulo

Por Kleber Karpov A cidade de São Paulo aplicou mais...

Livro “Chorando Sobre a Mesa” será lançado neste domingo com sarau na Casa do Cantador

Por Kleber Karpov A Casa do Cantador, em Ceilândia, será...

Brasil cai para 69ª posição em ranking da indústria, 2º pior ano seguido, lembra Celina Leão ao responder Ricardo Capelli

Por Kleber Karpov A indústria de transformação do Brasil caiu...

Bets: quatro em cada dez mulheres apostam ou já apostaram online

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17)...