19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:17

Sob nova direção: Diretoria do Sindicatos dos Enfermeiros do DF toma posse

Após comemoração, palavra de ordem é União, para enfrentar desafios que vem pela frente

Por Kleber Karpov

Para uns, a realização de um sonho, para outros, um doce gostinho de superação, mas todos concordam com uma coisa, assumir a direção do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SEDF) será um grande desafio, dado a conjuntura política local e nacional. Esse é o sentimento da diretoria que tomou posse no sábado (4/Jun), em uma festa que reuniu diversos atores da enfermagem e da Saúde do DF e do país.

Foto: Andre Zimmerer
Foto: Andre Zimmerer

O evento contou com presença do senador da República, Hélio José (PMDB), dos deputados distritais da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Bispo Renato Andrade (PR) e Chico Vigilante (PT), de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN),  de toda diretoria do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), além da presença maciça dos enfermeiros do DF.

“Um sonho que nos tem”

Foto: Andre Zimmerer
Foto: Andre Zimmerer

Durante a posse, emocionada, a presidente eleita, Dayse Amarílio Diniz de Araújo, contou como a chapa Renovação foi construída a partir da percepção de lacunas por parte dos colegas e que consideravam a necessidade de serem preenchidas. Dayse lembrou a importância do trabalho realizado pela direção que a precedeu e convidou a antecessora, Fátima e demais membros da ex-diretoria a somar forças para lidar com os novos desafios.

A nova sindicalista, também mencionou alguns desafios da nova diretoria, durante o triênio 2016/2019, a exemplo do posicionamento contrário às Organizações Sociais (OSs), da aproximação com as bases e o resgate da categoria. E foi além, Dayse falou da importância do se trabalhar também junto as instituições políticas na Câmara Legislativa do DF (CLDF), na Câmara dos Deputados e no Senado, tanto no sentido de buscar apoio quanto oferecer ideias de interesse da enfermagem.

Dayse ainda a preocupação em manter a unidade do grupo por meio de uma gestão colegiada onde todos posam contribuir, efetivamente, para enfrentar os novos desafios e nortear a condução do Sindicato dos Enfermeiros do DF.

Dayse concluiu o discurso conclamando os presentes a um brinde em que entoaram o slogam da chapa Renovação: “Juntos somos vais fortes”, o que foi dito por todos os presentes.

Depoimentos

Senador Hélio José, parabenizou a nova diretoria, lembrou da importância da união de todas as instituições ligadas a Enfermagem e colocou o gabinete à disposição do Sindicato dos Enfermeiros para ajudar a resolver as demandas da categoria.

Chico Vigilante observou que a nova gestão tem o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado pela anterior. Vigilante falou também ainda o Projeto de Lei, do Descanso em que é autor, onde pediu ajuda à categoria da enfermagem para garantir aprovação na CLDF.

“Eu acabo de apresentar um projeto e já quero colocar uma tarefa para vocês me ajudarem, o bispo Renato está ali e vai me ajudar também, e é um projeto que dá locais dignos para o repouso de vocês tão necessário para o repouso de vocês, tão necessário. Quero contar com a ajuda de todos vocês para que a gente possa aprovar esse projeto.”.

Bispo Renato Andrade, em uma fala breve, o Parlamentar parabenizou a todos os presentes, em nome da Mesa Diretora e dos 24 deputados. O Distrital lembrou ser totalmente contrário à instalação das Organizações Sociais e falou que o que acontece com a Saúde do DF é caso de Polícia.

“Se eu disser é claro, você falou sobre as OSs. Eu sou frontalmente contra a instalação das OSs aqui no DF. Sou membro da CPI da Saúde e nós estamos investigando o que aconteceu e o descaso que acontece hoje com a Saúde Pública do DF é caso de polícia. E tenham certeza pela construção de um novo tempo que nós vamos construir uma nova história.”.

O presidente do Coren-DF, Gilmey Guerra, parabenizou a chapa eleita o que considerou um marco importante de aproximação de toda categoria da Enfermagem. Para Guerra o fato de todas as instituições ligadas à Enfermagem comparecerem ao evento de posse da nova direção, a quem apoiou durante a campanha, reforça esse slogam brindado por Dayse Amarílio.

O vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, Também ratificou a fala de Guerra ao observar que posse a do SEDF consolidou, no DF, a união da Enfermagem brasileira com a presença de todas as instituições ligada a categoria, em âmbito federal e local.

Vianna lembrou ainda o contrassenso entre o discurso e a prática do meio político ao confrontar a comemoração da Semana da Enfermagem e a defesa dos profissionais de enfermagem. Nesse contexto o sindicalista fez alusão ao discurso proferido na comemoração realizada na Câmara dos Deputados.

“Toda semana da enfermagem aquele monte de parlamentar faz aquele café maravilhoso desejando feliz dia da enfermagem e todo discurso é o mesmo: – que a enfermagem é importante, que a enfermagem, se não fosse ela. Tá, mas espera aí, nos estamos cansados de homenagem, nós queremos efetividade, nós queremos nossas 30 horas semanais que ela saia do Congresso e vai pra base, nós queremos um piso salarial, nós queremos descanso. Nós queremos um lugar para descansar e não ficar dormindo em banheiro. Porque, pasmem, a festa aqui é gloriosa, linda, mas nós temos enfermeiros e técnicos em enfermagem dormindo em banheiro, então espera aí. Aí eu chamo toda categoria, agora colegas sindicalistas, vamos arregaçar a manga e vamos mostrar que a enfermagem agora tem comando, que a enfermagem vai mudar a cara e eu tenho certeza que nós seremos vitoriosos.”.

 

Erramos:

Ao anunciar a presença de Bispo Rodrigues (PR) na posse da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros, Entende-se, Bispo Renato Andrade (PR), deputado distrital da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...