25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:39

Situação da Saúde em Ceilândia não melhora

SindMédico-DF encaminhou relatório de problemas às autoridades e CRM propõe TAC para funcionamento da UPA

Depois de uma notificação de interdição ética, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) propôs um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) impedindo o encaminhamento de pacientes críticos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia.

A precária condição de funcionamento daquela unidade de saúde também foi relatada pelo Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) em dossiê enviado à Secretaria de Estado de Saúde, aos órgãos de fiscalização e controle e às entidades da sociedade após uma série de visitas realizadas em maio. O documento contém o resultado das averiguações realizadas na UPA, no Hospital Regional e nos Centros de Saúde 2, 4, 6, 7, 8, 9, 10 e 12.

A atividade fez parte do programa de atividades itinerantes anual do SindMédico-DF, desta vez com foco específico na cidade de onde as queixas e denúncias de médicos e demais profissionais se referem tanto ao hospital quanto à UPA e centros de saúde.

Déficit de pessoal, superlotação e desorganização

No hospital de Ceilândia, os problemas vão desde o déficit de médicos, o que faz com que alguns pacientes aguardem até três dias para receber uma prescrição, até a falta de lençóis para as macas. Na UPA, a superlotação e a falta de estrutura física são gritantes. Não há pontos de oxigênio suficientes para os pacientes mais graves, da Sala Vermelha. Já nos Centros de Saúde, o aumento da demanda e a ausência de informações acerca do programa Converte APS comprometem a assistência.

“Em geral, as queixas vêm de uma ou outra área. Nos últimos meses, em Ceilândia as reclamações partem de todos os lados. Isso é preocupante, na medida em que revela a desorganização em todos os níveis da assistência à saúde da população”, afirma o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho.

O documento foi encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF), ao Ministério Público (Prosus e Pró-vida), ao Ministério Público de Contas, à Defensoria Pública, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), à Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Brasília, ao Comitê Executivo Distrital da Saúde, à Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do DF e ao Conselho Regional de Medicina.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...