19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:10

Sindate se reúne com gestores do IGESDF para discutir demandas de profissionais

Por Leandro Montes

A direção Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), discutiu nesta quinta-feira (12), com gestores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), demandas dos profissionais e solicitou esclarecimentos sobre mudanças que estão sendo implementadas nas unidades hospitalares.

Na pauta, entre os aspectos citados pelos diretores da entidade, estavam a atribuição dos auxiliares e técnicos em enfermagem no recolhimento de roupas na UPA do Núcleo Bandeirante; problemas na UPA de Sobradinho; homologação de atestados; escalas de trabalho do Centro Cirúrgico e UTI neo; mudanças do período de registro de frequência, entre outros assuntos.

Recolhimento de roupas

A direção pontuou com a diretora de assuntos gerais da UPA do Núcleo Bandeirante, Janaína, as atribuições dos técnicos em relação a hotelaria, isso porque, segundo apurou o Sindate, estariam desempenhando atividades de competência de outros trabalhadores, como no caso do recolhimento e transporte de roupas.

A diretora destacou que o recolhimento de roupas pelos profissionais foi provocado em virtude do término contrato da SES-DF com a FUNAP, que cedia dois reeducandos na prestação dos serviços. A assessora da superintendência de Atenção Pré-hospitalar, Irene, ressaltou que o fluxo dos serviços de hotelaria das UPAS norte irão ficar com o Hospital de Base e das UPAS Sul com o Hospital de Santa Maria. Ficou consignado que os profissionais só atuarão em suas respectivas atribuições, como na organização das roupas.

UPA de Sobradinho

A devolução de servidores da Secretaria de Saúde cedidos para o IGES que atuam na unidade de saúde pela gerência de enfermagem foi um dos pontos evidenciados pela direção do sindicato. Os diretores do Sindate enfatizaram que o documento assinado unilateralmente pela gerência vai em desacordo com o que prevê o Estatuto do Instituto, estabelecendo a prerrogativa do Diretor-Presidente realizar a devolução dos servidores cedidos. A superintendente de Gestão de Pessoas, Valda César em conjunto com a superintendente de Atenção Pré-hospitalar, Nadja Vieira, ratificou às gestoras da unidade o que prevê o regimento.

Na ocasião, a direção solicitou aos gestores que o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) seja realizado pelos profissionais do Instituto. De acordo com os diretores, o uso do EPI visa garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. A superintendente Valda César enfatizou que emitirá um documento para que seja adotada uma padronização nas unidades hospitalares com a disponibilização dos equipamentos para os trabalhadores.

Homologação de atestados

O sindicato destacou alguns dos problemas ocorridos em relação à homologação de atestados pelos servidores da SES cedidos ao Instituto em que os profissionais atualmente devem realizar duas homologações, sendo uma na SubSaúde e outra na medicina do trabalho do IGES. Diante da situação, será emitido um documento interno, deliberando que os servidores públicos serão submetidos ao regime jurídico, portarias e circulares emitidas pela SES-DF.

Escalas de trabalho do Centro Cirúrgico e UTI neo

Os diretores solicitaram aos gestores que a adoção de escalas variáveis sejam cumpridas pelas gerências de enfermagem das unidades do IGES, conforme cláusula do acordo coletivo. A superintendência de Gestão de Pessoas emitirá um documento para que a cláusula seja cumprida.

Mudanças do período de registro de frequência

Os diretores questionaram a mudança realizada pelo Instituto, no qual trabalhadores ficaram sem receber alguns dias trabalhados. De acordo com gestores, a mudança foi realizada para equiparar com o sistema de registro de frequência da Secretaria de Saúde, com início do dia 1º ao dia 30. Os valores referentes a novembro serão pagos em janeiro de 2020.

Ao fim do encontro, foi acordado a emissão de um documento pelas superintendências de Atenção Pré-hospitalar e Gestão de Pessoas, formalizando o tratado. Participaram da reunião o presidente do Sindate, João Cardoso e os diretores Isa Leal, Elza Aparecida e Moisés de Miranda.

Fonte: Sindate-DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...