Sindate-DF e UGT-DF cobram nomeações do Ministério do Planejamento para concursados do HUB

Por Evely Leão

Cansados de tanta demora nas nomeações, os concursados do Hospital Universitário de Brasília (HUB) organizaram ato em frente ao bloco K, onde fica localizado o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), na manhã desta segunda-feira (08). Os concursados procuraram o representante dos trabalhadores, Jorge Vianna que é vice-presidente do Sindate e da União Geral dos Trabalhadores (UGT-DF) para cobrarem junto ao Ministério do Planejamento, órgão que autoriza a nomeação dos concursados, o porquê dessa demora.

Trabalhadores ouvidos
Após pressão dos concursados embaixo do prédio do planejamento, o vice-presidente do Sindate-DF e da UGT-DF Jorge Viana, foi recebido pelo chefe de gabinete do ministro, senhor Cleiton Araújo. Segundo Viana, o chefe de gabinete não sabia o que estava acontecendo e chamou uma pessoa responsável para poder entender do que se tratava a manifestação.

“Nós viemos aqui querendo pedir informações e saber o porquê da Ebserh está demorando e não estar dando informações para gente. Aqueles cargos vagos de pessoas que não assumiram e não ficaram, tudo isso eu questionei. Então ele se comprometeu em marcar uma reunião com a diretoria específica”, relata Viana.

O Sindate-DF se comprometeu em cobrar do Chefe de Gabinete a reunião que ele prometeu agendar com o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), pois assim iremos ter mais clareza nas respostas que procuramos.

Concursados
O ato começou por volta das 9h da manhã, os profissionais concursados caminharam com suas faixas e apitos pelo eixo monumental, saindo do bloco C e indo em direção ao bloco k, todos com esperança no movimento e torcendo para que sejam logo nomeados. Até quem não é concursado acredita na luta do movimento. É o caso do Juraci Bezerra da Silva, que estava no movimento representando a esposa técnica em enfermagem que estava de plantão.

“É um direito dela. Ela teve todo trabalho de estudar, passar e então eu não acho justo ela estar trabalhando e não vir aqui se auto representar. Então eu na posição de esposo achei importante vir representa-la aqui nesse momento”, declara Juraci. Segundo a concursada Lia Cordeiro, a representante da Ebserh havia dito, em outra ocasião, que iria chamar todo o cadastro de técnicos porque tinha necessidade e os concursados ficaram felizes, mas a última chamada feita foi ano passado.

Cobrança do Sindate
Ainda no início de junho deste ano, o Sindate se reuniu com o Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da Ebserh, Ilson Iglesias Gomes para cobrar justamente essas demoras. Leia aqui. São técnicos em enfermagem, administrativos, em radiologia, fisioterapeutas, assistentes sociais entre outros que ainda estão aguardando nomeação. O concurso público 01/2013 – ebserh/ hub – unb – teve prorrogação da validade por mais dois anos, o edital de prorrogação foi publicado no dia 12 de janeiro de 2016 do Diário Oficial da União.

Fonte: Sindate-DF

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...