25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:45

Servidores do IGESDF são homenageados em sessão solene

Os servidores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) receberam, na manhã desta sexta-feira (24), homenagem da Câmara Legislativa com a realização de uma sessão solene proposta pelo deputado distrital Agaciel Maia (PL). O parlamentar elogiou o empenho dos trabalhadores e defendeu mais recursos para a manutenção do instituto.

“Quero reconhecer oficialmente a qualificação profissional de quem está à frente do atendimento no IGES-DF. E temos que fazer uma batalha para construir um orçamento para o IGES que seja compatível com a responsabilidade do instituto”, afirmou Agaciel. O distrital também frisou que o IGES-DF não pode pagar pelas más gestões do passado.

Segundo Agaciel Maia, a Câmara Legislativa deve votar na próxima terça-feira um crédito no valor de R$ 311 milhões para que o instituto honre seus contratos. “Esse crédito deve durar até setembro. Mas vamos continuar lutando por mais créditos para que todos os contratos do IGES-DF sejam honrados até o fim do ano”, garantiu.

A diretora-presidente do IGES-DF, Mariela Souza de Jesus, reforçou a necessidade de destinação de recursos para o instituto. “O IGES-DF e principalmente o Hospital de Base, precisa sim de manutenção, investimento, novos equipamentos. Além disso, também precisamos de recursos para chegar até o fim do ano pagando os salários em dia e comprando os insumos médicos”, afirmou.

A diretora-presidente também observou que “os milhares de atendimentos com excelência não são retratados pela mídia” e que “uma eventualidade, um deslize no IGES-DF não pode pesar sobre a imagem do instituto”.

O deputado Jorge Vianna (PSD) observou que a legislação criada para regulamentar o IGES-DF traz dificuldades para o instituto. “Fizeram uma lei totalmente esdrúxula para o Hospital de Base. Engessaram o orçamento e não previram o crescimento vegetativo da folha. O IGES não pode comprar equipamento, apenas fazer manutenção. Isso é um absurdo”, reclamou.

Para o distrital, a saída seria a transformação do IGES-DF em uma fundação. “O IGES-DF poderia funcionar no mesmo modelo da Fundação Hemocentro”, sugeriu.

O diretor de Atenção à Saúde do IGES-DF, Nestor Francisco Miranda Júnior parabenizou os trabalhadores do instituto pela dedicação e criticou os episódios de violência contra funcionários de UPAs no Distrito Federal. “Temos sido vítimas de agressões de uma população muitas vezes desesperada. Se a qualidade do nosso serviço é motivo de agressão contra nossos colaboradores, temos um descompasso. Pode-se chegar a uma falsa conclusão de falta de qualidade, o que não é verdade”, afirmou.

Ao final da solenidade foram entregues moções de louvor para servidores da instituição que prestam relevantes serviços à sociedade do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...