Servidor: GDF estuda reajustar salários de especialistas e enfermeiros

Segundo o deputado Jorge Vianna, o governador Ibaneis Rocha teria ouvido o pedido da categoria, em reunião nesta quinta-feira (17/3)

Por Ana Karolline Rodrigues

O Governo do Distrito Federal (GDF) avalia reajustar os vencimentos de especialistas da área de saúde e de enfermeiros. Ao Metrópoles, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) disse que esteve em reunião nessa quinta-feira (17/3) com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e representantes da categoria a fim de pedir o aumento ao chefe do Executivo local.

Segundo Vianna, Ibaneis teria informado que avaliaria a proposta. “Hoje (17/3), tivemos reunião com o governador e ele se comprometeu a melhorar uma proposta para aumentar o salário dos especialistas — que são todos os profissionais de saúde de nível superior exceto médicos, enfermeiros e odontólogos — e dos enfermeiros”, disse o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar, as duas categorias pedem o aumento para que haja isonomia, uma vez que outros profissionais de saúde terão direito a um reajuste maior no pagamento da terceira parcela. A ideia, com um novo reajuste, seria “amenizar essa diferença”.

“Qual é o grande problema: os odontólogos, neste ano, vão receber na terceira parcela 22% de reajuste. Os enfermeiros e os especialistas vão receber apenas 5,9%. Então, a diferença salarial vai ficar muito grande. O governador nos recebeu hoje e disse que vai melhorar essa proposta para apresentar semana que vem”, acrescentou Vianna.

“No ano passado, fiz várias emendas à LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]. Duas delas eram justamente sobre o reajuste salarial dessas duas categorias. Mas, derrubamos os vetos. Se não fosse essa derrubada dos vetos, o governo teria dificuldade de dar esse reajuste esse ano”, diz Jorge Vianna.

Procurado, o GDF disse que “a sugestão do deputado foi encaminhada para a Secretaria de Economia, que estuda o assunto”.

Valores da terceira parcela

Os servidores do GDF aptos a receberem a terceira parcela do reajuste podem simular o valor a ser recebido. O benefício começará a ser pago no salário de abril, depositado na conta dos servidores até o quinto dia útil do mês de maio. Ao todo, serão contempladas 31 das 43 carreiras do funcionalismo público – são cerca de 150 mil servidores beneficiados com a medida.

A ferramenta está disponível desde o último dia 9, no Portal do Servidor. O login e a senha para acesso são os mesmos utilizados para verificar o contracheque. Caso o servidor não lembre de sua senha, é possível pedir a recuperação pelo portal, se o seu e-mail estiver atualizado no Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos. Caso o e-mail não esteja atualizado, o servidor deve procurar a unidade de gestão de pessoas do seu órgão.

Para facilitar a pesquisa, a Secretaria de Economia elaborou um passo a passo de orientações para que os servidores possam acessar a ferramenta. Veja aqui o arquivo com o guia.

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...