20 C
Brasília
24 mar 2025 00:57

Serpentinas metálicas podem colocar a rede elétrica do Distrito Federal em risco

Itens são condutores de energia e, quando soltos em direção à rede de distribuição de energia, podem causar apagões e acidentes

Comum nos carnavais pelo Brasil afora, as serpentinas são acessórios que muitas pessoas usam durante os dias de folia. O item que aparentemente não apresenta riscos, é um dos maiores inimigos do sistema elétrico. Em alguns estados, como Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, a comercialização e uso desse artefato está proibida por força de lei. No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília desestimula o uso das serpentinas metálicas como alegorias de carnaval em razão do perigo que representam quando utilizadas da forma inadequada.

Em 2011, o uso de serpentina metálica em um bloco de carnaval provocou curto-circuito ao entrar em contato com a rede de média tensão, ocasionando as mortes de 16 pessoas e ferindo outras 55 em Minas Gerais. Em 2024, na véspera do carnaval em Salvador, as serpentinas metálicas causaram queda do fornecimento de energia nas imediações do circuito Barra-Ondina por várias horas. No último Réveillon, uma pessoa, na cidade de Olinda, sofreu uma descarga elétrica após arremessar serpentinas na rede de distribuição de energia. Ela sofreu queimaduras moderadas.

“A serpentina metálica é um condutor de energia elétrica. Se for arremessada contra fios de energia, podem causar acidentes graves. Até mesmo aqueles lança confete e serpentina podem causar sérios problemas, pois a pressão do bastão faz com que os materiais sejam lançados em até oito metros, ou seja, mais alto do que a rede elétrica”, explica Antônio Lima, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília. “Se quiser brincar em segurança, a melhor opção é a do papel comum, não metalizado”, finaliza o executivo.

Dicas de segurança 

  • Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Neoenergia Brasília. Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente a distribuidora pelo telefone 116;
  • Não jogar serpentina na direção da rede elétrica;
  • Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
  • Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
  • Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;
  • Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica, sejam eles metálicos ou não;
  • Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica;
  • É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.

Carlinhos Brown

A voz vibrante de Carlinhos Brown vai dar o ritmo da nova campanha da Neoenergia para o Carnaval 2025. O objetivo da companhia é contagiar milhares de foliões com diversão e bom-humor para falar de um tema relevante no dia a dia e que não pode ser esquecido nem mesmo durante a festa: a segurança na rede elétrica. Assim, a empresa reforça o seu protagonismo no setor, conscientizando o público por meio da música. Dessa vez, com o jingle “Energia é folia”, cantado pelo percussionista, diz como ter um carnaval seguro e consciente.

O jingle também vai animar o tradicional Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, que este ano firmou parceria com Neoenergia. A campanha ainda incluirá ações com os trios de Carlinhos Brown e Timbalada no circuito Barra-Ondina, em Salvador (BA); e com o bloco Galo da Madrugada, um dos principais blocos do Recife, em Pernambuco. Além disso, a campanha será lançada em conteúdos digitais da marca.

Hospital Regional de Santa Maria recebe visita técnica de auditoria do TCDF

Por Jurana Lopes Nesta sexta-feira (21), o Hospital Regional de...

SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal

Por Fabíola Sinimbú Crianças que precisam de tratamento da atrofia...

Programa de monitoramento de vítimas e agressores completa quatro anos sem feminicídios

Neste domingo (23), o programa de monitoramento de vítimas...

São Paulo registra 20 mortes por febre amarela desde dezembro

Por Elaine Patricia Cruz Entre dezembro do ano passado e...

Flávio Dino vota pela cassação da deputada Carla Zambelli

Por Fabíola Sinimbú O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio...

Casamento Comunitário alcança recorde de participação e oficializa união de 100 casais

Por Catarina Loiola Este domingo (23) ficará marcado na memória dos...

Programa Vive 60+ promove saúde e fortalece integração social entre idosos

Por Jak Spies Dança e várias atividades dinâmicas fazem parte da...

Edição especial da Feira de Saúde do Servidor celebra o Mês das Mulheres

Na próxima terça-feira (25), a Secretaria de Segurança Pública...

Destaques

Hospital Regional de Santa Maria recebe visita técnica de auditoria do TCDF

Por Jurana Lopes Nesta sexta-feira (21), o Hospital Regional de...

SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal

Por Fabíola Sinimbú Crianças que precisam de tratamento da atrofia...

Programa de monitoramento de vítimas e agressores completa quatro anos sem feminicídios

Neste domingo (23), o programa de monitoramento de vítimas...

São Paulo registra 20 mortes por febre amarela desde dezembro

Por Elaine Patricia Cruz Entre dezembro do ano passado e...

Flávio Dino vota pela cassação da deputada Carla Zambelli

Por Fabíola Sinimbú O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio...