25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:36

Senador Hélio José e presidente do Conselho de Saúde do DF discutem o Parque Tecnológico da Saúde

Para presidente do CSDF: “O parque tecnológico industrial da saúde, ele é o projeto efetivo para resolver a questão do SUS, em Brasília e em todo Brasil.”

Por Kleber Karpov

O senador Hélio José (PMB) se reuniu na sexta-feira (26/Fev) com o presidente do Conselho de Saúde do DF (CSDF), Helvécio Ferreira, para tratar da importância do um Parque Tecnológico e industrial na saúde. O projeto é considerado por Ferreira, um ‘upgrade’ do antigo Parque de Apoio da Saúde, desativado com o fim da Fundação Hospitalar do DF em 2000.  Mas o que é e qual a importância do parque de apoio¿

Para o presidente do CSDF a proposta, aprovada no CSDF e na 9ª Conferencia de Saúde do Distrito Federal tem por objetivo, implantar no DF um ambiente que atuará em rede, como catalizador de capacidades técnicas consolidadas na região e no País, visando desenvolver, testar e disseminar inovações e tecnologias sustentáveis aplicadas ao setor de saúde, por meio de parceria entre o setor público, privado e acadêmico do DF.

Para o presidente do CSDF: “Instalar um Parque Tecnológico e industrial na saúde sob a égide da Secretaria de Saúde de modo a contribuir com a inovação e produção de tecnologia de processos e produtos em saúde destacando a produção de equipamentos e insumos em saúde, além de tecnologias leves de aplicação na atenção primaria à saúde.”, afirma Ferreira.

Desenvolvimento

O informativo da Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DF (Clube da Saúde)(Jan/2016), também presidida por Ferreira, observa que o Parque tecnológico deve orientar a indústria local além de “O Parque vai orientar a indústria local e identificar fragilidades e gargalos na cadeia produtiva, desenvolvendo pesquisas e prospectando métodos e tecnologia para o setor de saúde no DF.”.

Objetivo

A proposta vem com objetivo de implantar no DF um ambiente que atuará em rede, como catalizador de capacidades técnicas consolidadas na região e no País, visando desenvolver, testar e disseminar inovações e tecnologias sustentáveis aplicadas ao setor de saúde, por meio de parceria entre o setor público, privado e acadêmico do DF. O Parque vai orientar a indústria local e identificar fragilidades e gargalos na cadeia produtiva, desenvolvendo pesquisas e prospectando métodos e tecnologia para o setor de saúde no DF.

Iniciativas

Várias iniciativas serão implementadas dentro desta nova proposta, cabe citar o incentivo a capacitação e formação de tecnólogos, em parceria com Universidades, que trará para saúde do DF profissionais capacitados e formados para atuarem no DF e futuramente em outras unidades da Federação.

O Conselho de Saúde, por meio de sua Presidência, vêm buscando apoio para que essa proposta saia do papel e passe a atender de forma efetiva as necessidades de novas tecnologias voltadas para área da saúde.

Histórico

A saúde do DF já teve em sua estrutura o chamado “Parque de Apoio” e foi desativado com o fim da Fundação Hospitalar do DF em 2000. Nesta época este Parque existia em plena atividade, onde funcionava um sistema de gerencia de manutenção preventiva e corretiva, treinamento de pessoal e formação de técnicos da rede aptos a atuarem na manutenção em diversos tipos de equipamentos hospitalares. Ao ser desativado as atividades realizadas nesta unidade foram gradativamente sendo absorvidas por empresas que prestam serviços a SES-DF. Neste novo modelo proposto a saúde do DF retomará essas atividades usando sua própria estrutura e pessoal.

Apoio no Senado

Na ocasião do encontro Helio José manifestou apoio à implantação do Parque Tecnológico no DF: “Como senador da República, me engajo nessa luta, nessa proposta, para que possamos realmente garantir que a saúde de Brasília dê um salto de qualidade podendo realmente voltar a âncora que sempre foi, no Brasil.”, afirmou o Senador.

Ferreira por sua vez agradeceu o apoio recebido por parte do Senador: “O apoio do Senador é vital para que haja a concepção desse projeto. A infraestrutura do serviço é um gargalo SUS Brasil e começará por Brasília com o apoio do senador Hélio José a instalação desse parque, imediatamente.”, disse.

Confira o vídeo:

Com informações de Clube da Sáude/Senador Hélio José

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...