Senado aprova em primeiro turno PEC que transforma agente penitenciário em policia penal

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13), em primeiro turno, por unanimidade, a criação das polícias penais federal, estaduais e distrital. Com isso, os agentes penitenciários passam a ter os direitos inerentes à carreira policial. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2016 ainda terá que passar por três sessões de discussão antes da votação em segundo turno. Depois, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a PEC acrescenta essas polícias ao rol dos órgãos do sistema de segurança pública, e determina como competência dessas novas instâncias a segurança dos estabelecimentos penais e a escolta de presos. A intenção, diz o autor, além de igualar os direitos de agentes penitenciários e policiais, é liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos.

O texto foi aprovado com alterações feitas pelo relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Hélio José (PMDB-DF). Entre as mudanças está a troca da expressão “polícia penitenciária” para “polícia penal”. Na avaliação do senador, a expressão anterior limitaria seu âmbito a uma das espécies de unidade prisional, as penitenciárias, e seria incompatível com a fiscalização do cumprimento da pena nos casos de liberdade condicional ou penas alternativas.

Para o senador Reguffe (sem partido-DF), a PEC valoriza os agentes penitenciários, que, apesar de ocuparem uma função tão importante, muitas vezes não têm sua atividade valorizada. A aprovação, afirmou, beneficia não só os agentes, mas toda a sociedade.

— A aprovação fará com que policiais que hoje fazem a custódia de presos passem a fazer o policiamento nas ruas, passem a proteger a população nas ruas — afirmou.

José Medeiros (PSD-MT) que é policial rodoviário federal, comemorou a aprovação e disse que, com o texto, os agentes deixarão de ser tratados como uma sub-polícia e terão as condições de exercer seu trabalho.

— Eles vão ser policiais de fato e de direito e a partir de agora o Estado brasileiro vai ter quem mande nos presídios porque, hoje, quem manda são as facções.

Estados

O substitutivo também vincula cada polícia penal ao respectivo órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencerem e estabelece que as polícias penais serão formadas pelos atuais  agentes  penitenciários e por novos servidores admitidos por concurso público.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) destacou que essa regra evitará problemas no Pacto Federativo. Ele disse considerar que o texto tira do limbo os agentes penitenciários e que, com a criação da nova carreira, contorna-se um problema em discussão na Reforma Previdenciária. Os que os agentes passarão a ter a aposentadoria especial dos policiais.

— É um projeto simples, mas atende a um objetivo importante de uma categoria cada vez mais essencial à segurança tanto do sistema prisional quanto da sociedade brasileira.

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) aproveitou a aprovação da PEC para homenagear o agente penitenciário Valdson Cardoso de Oliveira, que foi morto no início da semana em uma rebelião no Centro de Prisão Provisória de Luziânia (GO), no Entorno de Brasília. A senadora reafirmou o respeito pelo trabalho de todos os agentes penitenciários.

Fonte: Agência Senado

Rapper Oruam, mãe e irmão são procurados em operação contra o Comando Vermelho

Por Kleber Karpov A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE)...

Referência no apoio a crianças com câncer, Abrace celebra 40 anos na CLDF

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Senado impõe derrota para Lula e rejeita indicação de Messias ao STF

Por Kleber Karpov Por 42 votos contrários, 34 favoráveis e...

Parque Tecnológico de Robótica oferece formação em tecnologia e inovação a jovens do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Programa vai tirar mais de 200 mil pacientes do DF da fila de espera por exames

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

CCJ do Senado aprova nome de Jorge Messias para o STF

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

Feminicídio: Tenente-coronel acusado de matar esposa será julgado na justiça comum

Por Kleber Karpov O tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto será...

OPAS alerta para alta de casos de gripe K e VSR no Hemisfério Sul

Por Kleber Karpov A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu,...

Destaques

Rapper Oruam, mãe e irmão são procurados em operação contra o Comando Vermelho

Por Kleber Karpov A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE)...

Referência no apoio a crianças com câncer, Abrace celebra 40 anos na CLDF

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Senado impõe derrota para Lula e rejeita indicação de Messias ao STF

Por Kleber Karpov Por 42 votos contrários, 34 favoráveis e...

Parque Tecnológico de Robótica oferece formação em tecnologia e inovação a jovens do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Programa vai tirar mais de 200 mil pacientes do DF da fila de espera por exames

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...