22.5 C
Brasília
17 dez 2025 15:33

Seminário sobre ética e integridade encerra programação do Dia Internacional de Combate à Corrupção

Evento promovido pelo IgesDF contou com palestras e debates abrangendo governança e transparência

Para encerrar a semana em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) apresentou, na sexta-feira (13), o Seminário de Ética e Promoção da Cultura de Integridade.

Na abertura do seminário, o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr.,  lembrou que, no Brasil, a governança clínica foi implementada em 2002  | Foto: Alberto Ruy/IgesDF

Na abertura do evento, o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., traçou um breve histórico do tema central do seminário, lembrando que a governança clínica surgiu no Reino Unido. “Naquela época, o sistema de saúde estava colapsado, e era necessário, naquele momento, estabelecer novas diretrizes porque, caso contrário, o colapso seria definitivo”, ilustrou. “No Brasil, começamos a implementar a governança clínica em meados de 2002. Vivemos em um país onde, cada vez mais, precisamos implementar medidas e capacitar pessoas. Todos nós temos que buscar formas de notificar problemas e unir forças”.

Cultura de integridade

“Governança é sobre apontar caminhos, construir soluções e promover uma gestão ética e eficiente. É um trabalho de todos nós”

José Ricardo Baitello, secretário-adjunto
de Governança da Secretaria de Saúde

Também presente à abertura do seminário, o secretário-adjunto de Governança da Secretaria de Saúde (SES-DF), José Ricardo Baitello, enfatizou o papel essencial da governança na administração pública: “Governança é sobre apontar caminhos, construir soluções e promover uma gestão ética e eficiente. É um trabalho de todos nós”.

O coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa, reforçou: “Construir uma cultura de integridade não é fácil e depende de cada um de nós. Com ações de comunicação, treinamento e o trabalho conjunto das áreas de ouvidoria, corregedoria, auditoria e controle interno, estamos fortalecendo nossos pilares de integridade”.

Palestras

O evento também contou com palestras de especialistas, como o controlador-geral do DF, Daniel Alves Lima, que abordou as ações de controle no combate à corrupção.

“Acredito na capacidade do IgesDF de ser uma referência em gestão ética e transparente”, afirmou o gestor. “É fundamental que as organizações públicas invistam continuamente na construção de estruturas sólidas de governança, para poderem transformar boas práticas em resultados concretos”.

A controladora interna do instituto, Vanessa Tchelzoff, falou sobre a importância da Controladoria como ferramenta de combate à corrupção e sobre o apoio da alta gestão no fortalecimento da área com a reestruturação.

Por sua vez, a coordenadora de Corregedoria, Danielle Lontra, levou reflexões sobre condutas que configuram atos de corrupção dentro do ambiente de trabalho e as consequências disso. Já a coordenadora de Transparência e Ouvidoria, Nathália De Pina, falou sobre as práticas de ouvidoria e transparência e como garantir a efetividade no serviço público de saúde.

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado após operação da Polícia Federal

Por Kleber Karpov O presidente em exercício da Assembleia Legislativa...

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Destaques

SAMia: Aplicativo gratuito de inteligência artificial fortalece cuidado em saúde mental no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado após operação da Polícia Federal

Por Kleber Karpov O presidente em exercício da Assembleia Legislativa...

Saúde reforça protocolos de manejo de diabetes gestacional após novas diretrizes da OMS

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...