19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:04

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência: Sejus promoverá ações educativas e preventivas continuadas em 2020

O Brasil apresenta uma das taxas mais altas de gravidez na adolescência do mundo. O percentual dos nascimentos de filhos de mães de 15 a 19 anos no mundo é de 10,9%. Já o Brasil lidera o ranking entre os países, com 18,1% de nascimentos, segundo estudos. Só no Distrito Federal, mais de 4,2 mil jovens de 10 a 19 anos engravidaram no ano de 2018. Em 2020, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) já preparou uma série de ações para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que acontece na primeira semana de fevereiro com o tema “Gravidez na Adolescência: Educar para Prevenir”.

“Esta semana, instituída por lei federal de janeiro de 2019, marca o início de uma série de ações, envolvendo vários órgãos governamentais, para disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Nossa meta é reduzir em 50% estes índices alarmantes até 2022”, disse o secretário da Sejus, Gustavo Rocha. Ele ressaltou que a campanha também alcançará adolescentes do Sistema Socioeducativo, alunos da rede pública de ensino e jovens em territórios em vulnerabilidade social no DF.

Pesquisas da área de saúde apontam a gravidez na adolescência como um problema social e de saúde pública resultando em abandono escolar e de formação profissional, interrupção do projeto de vida, crise familiar, problemas de vínculo com o bebê, dentre outros. Do ponto de vista social, pesquisas apontam correlação da gravidez adolescente com a pobreza, vulnerabilidade, desemprego, situações de violência, negligência, abuso de álcool e outras drogas.

Programação

No DF, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência tem programação extensa. Nesta segunda-feira (3/2), das 9h às 12h, acontece mesa de debates “Adolescência, Gravidez e Comunidade – Direito e Saúde”, na escola da Defensoria Pública do DF, reunindo conselheiros tutelares do DF e a comunidade em geral.

Na terça-feira (4/2) realiza-se o evento de lançamento da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência da Sejus – com o mote Educar Para Prevenir, no auditório da Adasa (antiga Estação Rodoferroviária), das 9h30 às 12h. A atividade reunirá especialistas, apresentação do calendário de ação com os parceiros para este ano e criação do Grupo Intersetorial no GDF para formação de multiplicadores de ações educativas e preventivas à gravidez na adolescência. No evento, a Sejus também busca promover a reflexão do tema por meio do lançamento de seu documentário audiovisual “Gravidez na Adolescência e Histórias de Vida” em que retrata a realidade da gravidez precoce, os impactos nos projetos de vida de adolescentes e superação dos desafios.

Na quarta-feira (5/2) e na sexta-feira (7/2), as atividades educativas e preventivas serão direcionadas também ao público masculino. Nessas datas a programação conta com Palestras e Rodas de Conversa sobre “Masculinidade Saudável e Autocuidado” que será proferida em unidades de internação e provisórias do Sistema Socioeducativo do DF. “As masculinidades saudáveis é uma pauta de um movimento global, em que os homens estão buscando se conscientizar da importância do autocuidado, saúde e equidade”, disse Pedro Maia, palestrante.

Dias 6, 11, 19 e 20 de fevereiro Rodas de Conversa sobre “Prevenção da Gravidez na Adolescência” alcançarão o Sistema Socioeducativo e os Centros de Juventude da Ceilândia, da Samambaia e da Cidade Estrutural.

As ações da Sejus – que tem à frente a Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes – e demais secretarias continuam ao longo do ano de acordo com calendário anual de ações instituído pelo Grupo Intersetorial do GDF.

Carta Compromisso

Em 2019 a Sejus instituiu a Carta Compromisso com o objetivo de realizar ações permanentes e tornar o tema da prevenção à gravidez na adolescência como alvo de políticas públicas transversais. São signatários da carta as Secretaria de Educação, de Juventude, da Saúde e a Sejus através das Subsecretarias de Direitos Humanos, do Sistema Socioeducativo e de Enfrentamento às Drogas.

Ainda, ao longo de 2019 foram realizadas 20 rodas de conversa itinerantes, alcançando cerca de 750 adolescentes, dentre alunos de escolas públicas e adolescentes em diversos territórios do DF e também adolescentes cumprimento de medidas socioeducativa.

No ano passado foi instituída portaria com a Secretaria de Saúde e em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU) para o desenvolvimento do “Selo Chega Mais” com vistas a qualificar a melhoria dos serviços de saúde para adolescentes, inclusive ações preventivas de gravidez na adolescência. A Sejus também aderiu ao Selo Social do DF, com objetivo de promover o desenvolvimento social do DF por meio de projetos sociais. A expectativa é que em março desse ano o Selo Social do DF certifique o projeto “Campanha Permanente de Prevenção à Gravidez na Adolescência”, desenvolvido pela Sejus.

Fonte: Ascom Sejus

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...