20.5 C
Brasília
13 jun 2025 13:30

Semana da Enfermagem do HRSM encerra com palestras sobre valorização profissional e autocuidado

Evento promove troca de experiências, reflexão sobre o bem-estar da categoria e fortalecimento da liderança na enfermagem

Por Jurana Lopes
Nesta quinta-feira (22), o auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu uma programação especial em comemoração à Semana da Enfermagem 2025. O evento reuniu profissionais da área para momentos de aprendizado, troca de experiências e discussões inspiradoras sobre a valorização da categoria e a importância do autocuidado.
Paralelamente às palestras, estandes informativos foram montados na área externa do auditório, com a participação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica, Qualidade e Segurança do Paciente e do Centro de Especialidades para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (CEPAV) Flor do Cerrado.
Uma das palestras mais aguardadas foi ministrada por Silvia Fumeiro, representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), que falou sobre “Gestão das Emoções: Resiliência e Autocuidado”. Silvia destacou a necessidade de os profissionais aprenderem a lidar com suas emoções e priorizarem momentos de pausa e reflexão.
“Estamos tão acostumados a cuidar dos outros que, muitas vezes, nos esquecemos de nós mesmos. Isso não pode acontecer. Só quando estamos bem conseguimos cuidar do outro e oferecer o nosso melhor”, enfatizou.
A diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate-DF), Josy Jacob, também marcou presença com a palestra “Cuidando de quem cuida: um olhar para o profissional de enfermagem, liderança e empoderamento”. Ela reforçou a importância da categoria se reconhecer como essencial no sistema de saúde e fortalecer sua liderança.
“Durante a pandemia, o mundo inteiro voltou os olhos para nós. Agora, precisamos manter essa união, liderar e entender que também precisamos de cuidado, respeito e valorização. A humanização deve estar presente entre colegas e líderes”, afirmou.
O evento também contou com a participação de diversos estudantes de Enfermagem, fortalecendo o caráter formativo da iniciativa. A gerente de Enfermagem do HRSM, Jussara Bolandim, destacou a relevância das palestras e o impacto positivo para todos os presentes.
“Foi um momento extremamente proveitoso e gratificante. Preparamos tudo com muito carinho. Além disso, realizamos sorteios com brindes que, certamente, alegraram ainda mais a nossa Semana da Enfermagem. Agradeço às palestrantes, ao presidente do Coren-DF, Elisandro Noronha, ao Conselho Regional de Saúde de Santa Maria e a todos que participaram desse momento tão enriquecedor”, destacou.
Jussara ainda ressaltou o envolvimento de todos os setores do hospital. “Ficamos muito felizes, pois cada setor enviou pelo menos um representante. Isso demonstra o comprometimento de toda a equipe com a valorização da nossa categoria.”

Estandes e capacitação

Entre os destaques do evento, esteve o estande do CEPAV Flor do Cerrado, que abordou as diversas formas de violência e orientou os profissionais de enfermagem sobre como identificar sinais e oferecer acolhimento humanizado.
De acordo com Ronaldo Lima Coutinho, chefe do setor, “essas são questões muitas vezes silenciadas, mas que afetam profundamente a saúde e o bem-estar das vítimas. Nosso estande proporcionou informações valiosas para que os profissionais se atualizem sobre práticas de acolhimento e intervenção.”
Ronaldo reforçou que a presença do CEPAV no evento simboliza o compromisso com a formação contínua dos profissionais e a promoção de um ambiente mais seguro e acolhedor. “É uma oportunidade de unir esforços na luta contra a violência e no fortalecimento da saúde comunitária.”

IGESDF recebe SindSaúde-DF e reforça compromisso com diálogo e valorização dos profissionais

Por Pollyana Cabral Na tarde desta quinta-feira (12), o presidente...

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Por Douglas Corrêa O boletim semanal InfoGripe - divulgado hoje...

Caesb refuta reportagem sobre notificação de infração do IGESDF

Por Kleber Karpov Por meio de Nota à Imprensa, a...

Mortes por influenza na capital paulista crescem 127% este ano

Por Elaine Patricia Cruz Entre o início de janeiro e a...

Mutirões de saúde ocular vão atender pessoas em situação de rua

Por Paula Laboissière Pelo menos seis mutirões de saúde ocular...

Destaques

IGESDF recebe SindSaúde-DF e reforça compromisso com diálogo e valorização dos profissionais

Por Pollyana Cabral Na tarde desta quinta-feira (12), o presidente...

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Por Douglas Corrêa O boletim semanal InfoGripe - divulgado hoje...

Operação Coringa: Gaeco investiga organização criminosa na Novacap

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime...

Caesb refuta reportagem sobre notificação de infração do IGESDF

Por Kleber Karpov Por meio de Nota à Imprensa, a...