22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:25

Sejus realiza mais de 700 atendimentos gratuitos durante a maior feira LGBTQIAPN+ do DF

Com serviços de saúde, cidadania, bem-estar e inclusão, espaço da Secretaria de Justiça e Cidadania levou acolhimento, informação e atendimento à população durante o Mercado Borboleta, tradicional evento de diversidade no Eixo Monumental

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) marcou presença no Mercado Borboleta, tradicional feira de empreendedorismo LGBTQIAPN+ que integra a programação do Brasília Orgulho 2025, com um espaço de serviços e atendimentos gratuitos voltados à cidadania, saúde, bem-estar e valorização da diversidade. Realizado neste fim de semana sob o viaduto da Galeria dos Estados, no Eixo Monumental, o evento atraiu milhares de pessoas e resultou em mais de 700 atendimentos no espaço da secretaria.

A Sejus disponibilizou cerca de dez núcleos de atendimento, com serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, atendimento psicanalítico, sessões de auriculoterapia, elaboração de currículos, orientações sobre a ID Jovem e serviços do programa Na Hora. Também foram promovidas rodas de conversa, oficinas e ações de saúde voltadas ao público LGBTQIAPN+, além de atividades físicas, aulas de alongamento e fit dance, conduzidas por profissionais colaboradores da Subsecretaria de Políticas para o Idoso (Subidoso), também da Sejus.

A estudante Gabriela Rebelo Mangueira, 33 anos, aproveitou a ação para cuidar da saúde e da mente. “Aproveitei bastante e acho muito importante essa iniciativa. Peguei informações sobre como tirar a ID jovem, de como formular um currículo eficiente e prático, assisti algumas palestras e, principalmente, recebi atendimento psicológico.  Às vezes a gente nem percebe o quanto está sobrecarregado emocionalmente. Confesso que estou saindo daqui mais leve”, avaliou.

O advogado Cleiton Lacerda Santana, 58 anos, conheceu a iniciativa pelas redes sociais da Sejus e aproveitou a oportunidade para levar a mãe, Isaura Lacerda, de 94 anos, para um atendimento com a equipe de enfermagem. “O espaço é acolhedor, com uma estrutura que impressiona. Fomos muito bem atendidos. Minha mãe recebeu toda a atenção necessária. Essa gama de ações mostra que o DF não fica atrás de nenhuma outra capital em cuidado e respeito à comunidade LGBT+”, avaliou.

Isaura Lacerda, de 94 anos – Foto: Roberto Peixoto/Sejus

Acolhimento e cidadania para além do empreendedorismo

Criado para fortalecer a economia criativa LGBTQIAPN+ e dar visibilidade às pautas da comunidade, o Mercado Borboleta é promovido pelo Coletivo Brasília Orgulho e se consolidou como um dos momentos mais aguardados do mês do orgulho na capital federal. A participação da Sejus na edição deste ano ampliou a proposta do evento, ao integrar ações de cidadania e serviços essenciais à programação cultural e comercial.

“O Mercado Borboleta é uma feira de empreendedorismo LGBTQIAPN+, mas seu alcance vai muito além. O empreendedor também precisa de serviços e a população, em geral, também. A Sejus participa com essa proposta: levar informação, atendimento e acolhimento para todos. Os mais de 700 atendimentos realizados mostram que a iniciativa foi muito bem recebida pelo público”, afirmou Eduardo Felype Moraes Fonseca, coordenador da COORLGBT da Sejus.

A advogada Fabíola Teixeira Orlando, presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF (RIEX/DF) e gestora da cultura de paz do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (CODESE-DF), parceira da Sejus na ação, destacou o impacto social da iniciativa. “Mais do que prestar serviços jurídicos, de saúde ou de apoio psicológico, estamos oferecendo escuta e acolhimento. Quando as pessoas se sentem vistas, valorizadas e cuidadas, a transformação começa a acontecer. Essa parceria com a Sejus tem esse propósito: acolher e fortalecer a comunidade”, ressaltou.

Além da RIEX e do CODESE, a participação da Sejus no Mercado Borboleta contou com o apoio de diversas instituições parceiras, como o Instituto PROCIP, Clínica Fraternité, OAB Diversidade Sobradinho, P e L Festas, AB e D Festas e Eventos, e CAESB.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...