Segunda fase da campanha contra gripe começa nesta quinta (16)

Nova etapa vai até 9 de maio; professores serão vacinados posteriormente

Agência Brasília *

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima quinta-feira (16). Desta vez, fazem parte dos grupos prioritários: os profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo; portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais; pessoas privadas de liberdade; profissionais do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Antes, os professores também estavam incluídos nesta etapa da campanha. Contudo, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, seguida pela Secretaria de Saúde, eles serão contemplados a partir da terceira fase da iniciativa.

“Como as aulas não estão ocorrendo, devido as medidas de enfrentamento ao coronavírus e para evitar aglomerações, os professores serão atendidos na próxima fase, a partir de 9 de maio”, informou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Hage.

A partir do dia 9 de maio, os grupos prioritários serão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e, agora, os professores. A campanha continuará até 22 de maio.

Vacinação

Na primeira etapa da campanha, o Distrito Federal vacinou 339.260 pessoas, até o início da tarde desta segunda-feira (13). Do total de pessoas do público-alvo vacinadas, 261.651 são idosos, chegando a 128,49% da meta proposta. Já os profissionais de saúde somaram 71.451, o que representou 70,05% desse grupo.

Casos

Em 2020, foram realizadas 137 coletas pelas unidades sentinelas da síndrome gripal no DF. Dessas, 11% (15/137) foram positivas para vírus respiratórios, 8% (11/137) foram negativas e 81% (111/137) aguardam resultado laboratorial.

Dentre os casos positivos, 20% (3/15) foram por influenza A (H1N1), 20% (3/15) por influenza B, 40% (6/15) por rinovírus, 6,7% (1/15) por vírus sincicial respiratório (VSR), 6,7% (1/15) por metapneumovírus e 6,6% (1/15) por parainfluenza 3.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...