19.5 C
Brasília
17 dez 2025 09:58

Secretários de Cultura de todo o país se reúnem para discutir políticas públicas

Fórum da categoria se realiza até quarta-feira, na Biblioteca Nacional

Nesta terça (28) e na quarta-feira (29), realiza-se na Biblioteca Nacional o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O evento tem como objetivo a discussão de políticas culturais e conta com a participação de delegações das cinco regiões do país.

Entre os debates, destacam-se aspectos da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc | Foto: Jéssica Faria/Secec

Anfitrião do encontro, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, ressaltou a relevância do fórum como um dos movimentos mais expressivos no campo da política cultural no Brasil. “Espero que possamos debater pontos que precisam de uma atenção urgente para que possamos retomar investimentos e ter na cultura uma política pública de manutenção da vida em sociedade”, declarou.

“A nossa pauta está focada em alguns pontos de discussão emergencial e no intuito de compartilhar soluções para levar demandas diretamente para o Ministério da Cultura”, reforçou o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Fernandes Noronha.

Na manhã desta terça, secretários e dirigentes debateram a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc. Já na parte da tarde, representantes do Ministério da Cultura (MinC) participam de uma discussão sobre as diretrizes de execução e fortalecimento da política cultural e dos desafios de execução e cronograma.

No segundo dia do fórum, esses dois temas do debate terão seus desafios avaliados com representantes da Secretaria dos Comitês de Cultura do MinC. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará presente para entregar a Carta de Brasília, com propostas que dizem respeito ao cenário atual da cultura no país e às expectativas das lideranças estaduais para o futuro do setor. O documento busca gerar um consenso entre os gestores das unidades federativas com o governo federal.

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...