18.7 C
Brasília
12 nov 2025 02:41

Secretário de Saúde visita Hospital do Guará e constata melhorias

Unidade passou por reparos e criou um espaço para criação de um Centro Especializado

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, na manhã desta quinta-feira (19), fez uma visita ao Hospital Regional do Guará (HRGu) onde verificou a estrutura, instalações e serviços ofertados na unidade. Okumoto ficou satisfeito com a reforma feita na Central de Materiais Esterilizados (CME), em que foi instalada uma autoclave de 566 litros e uma termodesinfectora, aumentando a capacidade de 100 para mais de 560 litros. As máquinas estão passando por processo de testes de qualificação para serem colocadas em uso.

“Este é um local que está prestes a ser inaugurado e vi que a Superintendência da Região Centro-Sul fez um excelente trabalho. O CME ficou muito bem dividido, com o ambiente estruturado para os profissionais que trabalham neste setor. Além disso, vi aumentar a capacidade, o que é muito bom”, avaliou.

Com a verba de manutenção predial disponibilizada para o HRGu, os gestores realizaram a reforma do CME, que será inaugurado nos próximos dias. Além disso, fez reparos em alguns setores e separou um espaço para ser criado o Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic).

A unidade começou a funcionar no dia 9 de setembro, dentro do HRGu e amplia a oferta de serviços de saúde especializados para os moradores da região pelo Sistema Único de Saúde. Segundo Okumoto, o Centro ficou um espaço aconchegante e muito bem elaborado para receber os pacientes.

“Este é um espaço que possui abordagem multiprofissional. Aqui o paciente recebe acompanhamento de endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo e enfermeiros. Também atendemos pacientes com insuficiência cardíaca e vemos a diferença do nosso trabalho na porta da emergência, pois reduz muito o número de internações destes pacientes”, explicou a superintendente da região de saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.

Durante a visita, o secretário foi até a área reservada aos pacientes com Covid-19, onde recebeu uma caneca de lembrança, entregue pelos profissionais que tiveram o diagnóstico do novo coronavírus como forma de carinho. Além disso, visitou a ala pediátrica e conheceu um pouco mais sobre o projeto de musicalização no hospital.

Drones intensificam mapeamento do mosquito da dengue no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

IGESDF deve modernizar serviços de cardiologia e oftalmologia do Hospital de Base

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

UBS 1 de Vicente Pires deve inaugurar dois consultórios odontológicos

Por Kleber Karpov A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1...

Anvisa deve determinar retirada de duas marcas de suplementos alimentares do mercado

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Derrite recua em redução de atuação da Polícia Federal na atuação contra o crime organizado

Por Kleber Karpov O deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do...

Destaques

Drones intensificam mapeamento do mosquito da dengue no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Ibaneis anuncia início de reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) deve...

IGESDF deve modernizar serviços de cardiologia e oftalmologia do Hospital de Base

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

UBS 1 de Vicente Pires deve inaugurar dois consultórios odontológicos

Por Kleber Karpov A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1...

Demografia da enfermagem deve revelar crescimento de postos de trabalho em todos os níveis de atenção

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde deve lançar, nesta...