19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:22

Secretaria de Saúde suspende fornecimento de suplemento e Felipe Augusto é internado para permanecer vivo

Desempregada e obrigada a acompanhar filho por 24 horas, mãe se diz com “corda no pescoço” pois precisa pagar alugue; de R$ 800 e demais despesas da casa

Por Kleber Karpov

Na última semana, o que era uma ameaça se tornou realidade. A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) suspendeu o fornecimento do suplemento MSUD.B, indispensável à alimentação de Felipe Augusto da Páscoa Sousa, de 14 anos.  Portador de leucinose, uma doença metabólica denegerativa, o garoto era assistido pela mãe, Maria Aureni da Páscoa, 47 anos, em sistema de Home Care. Mas, sem o MSUD.B, Felipe Augusto teve que ser internado no Hospital Regional de Ceilandia (HRC), para ser mantido vivo.

“No final de Abril a Record [Veja Aqui] fez uma matéria sobre a falta do leite. Eles disseram que o leite seria fornecido até o dia 23 de Maio. Mas a uma semana estou com meu filho no hospital porque não tem leite. É um absurdo, falta de respeito.”, disse.

Naquela ocasião, Maria Aureni também recorreu ao Política Distrital (PD)(3/Mai). Isso após ser informada pela nutricionsita do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar de Ceilândia (NRAD), sobre possível suspensão de fornecimento do MSUD.B. Um dos três suplementos indispensáveis à alimentação de Felipe Augusto, que a mãe passou a ter dificuldade de acesso junto à Farmácia de Alto Custo da SES-DF.

SES-DF

À época, PD chegou a questionar a SES-DF sobre o risco de suspensão do fornecimento do suplemento para garantir a alimentação de Felipe Augusto. O que segundo a SES-DF: “o processo de aquisição da fórmula MSUDMED B PLUS está em andamento.”.

A secretaria chegou a explicar que, “o processo para aquisição desse produto foi autuado em 2016 e o pregão eletrônico foi agendado para março de 2017, contudo, foi suspenso pelo TCDF [Tribunal de Contas do DF] e, após sanada as pendências, ocorreu em junho do mesmo ano [2017].”.

Também na ocasião, a SES-DF esclareceu que, “caso a fórmula acabe antes da finalização do processo licitatório; a equipe que acompanha o paciente pode utilizar a fórmula indicada a outra faixa etária ou internar o paciente para receber a fórmula até a reposição dos estoques.”.

Maria Aureni, explicou que conta com decisão judical proferida pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), ainda na gestão do ex-governador, Agnelo Queiroz (PT), que garante a assistência e a alimentação.

Com a corda no pescoço

Felipe Augusto internado no HRC por falta de fornecimento de suplemento pela SES-DF – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Se para Maria Aureni a situação já era difícil por ter que sustentar a casa, sozinha, e cuidar de Felipe Augusto, com a internação a situação piorou. “Eu estou com a corda no pescoço só esperando alguém puxar”, disse ao observar que paga aluguel de R$ 800, além das despesas com água, energia elétrica, IPTU e mais a alimentação.

“Eu estava trabalhando fazendo uns ‘bicos’, mas tive que sair para ficar com ele [Felipe Agusto] aqui no hospital. Ele tem que ter acompanhamento pois tem que fazer aspiração e eu fico noite e dia com ele.”, dissse angustiada.

Questionada sobre previsão de quando a SES-DF deve voltar a fornecer o suplemento, Maria Aureni demonstra mais uma vez a preocupação. “Ele é paciente do NRAD, então eu fui lá na quarta-feira para pergutar, mas eles disseram que ainda não há nenhuma previsão.”, desabafou.

Opinião

Após um ano, após a SES-DF, resolver as pendências do TCDF, Maria Aureni sofre, praticamente ao longo do mesmo período, enquanto aguarda a ‘boa vontade’ da SES-DF em garantir o fornecimento dos suplementos de Felipe Augusto.

Um episódio em que a gestão do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), faz sofrer o filho, ao ser retirado do conforto do lar, mesmo que em ambiente de Home Care, como também a mãe, impedida de garantir a sobrevida e o custeio da estrutura para manter a si e ao filho.

Nova Posição

Após publicação da matéria, a SES-DF encaminhou novo posicionamento sobre o caso de Felipe Augusto. De acordo com a pasta, “o MSUMED B já foi comprado,  mas a entrega pelo fornecedor está atrasada, devido a problemas na fabricação.  O processo de compra está concluído e a Secretaria aguarda a entrega, que deveria ter ocorrido dia 19 de maio. Em documento enviado à SES, o fabricante estima que a completa regularização dos estoques, em todo Brasil, será possível ainda este mês. Enquanto o abastecimento não volta ao normal, o paciente não fica desassistido. A direção  do Hospital Regional de Ceilândia informa que F.A.P.S foi internado para ter acesso à fórmula que usa para alimentação. No HRC o paciente recebe toda assistência necessária, com atenção especializada, das equipes medica e de enfermagem.”.

Atualização: 2/6/18 às 18h38

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...