25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:38

Secretaria de Saúde do DF se contradiz e deve deixar bravos quem espera horas extras, 40 horas e concursados

Projeto de redução de banco de horas extras, que permite nomeações e concessão de 40 horas,  há mais de um mês, ‘sob análise da Governança’, sequer foi concluído e encaminhado, em posição da própria Secretaria de Saúde

Por Kleber Karpov

Acionado por diversos concursados da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) que questionam a demora na realização de novas convocações por parte da Secretaria. Isso porque nos últimos meses a SES-DF informou haver um projeto de redução do banco de horas extras, que permitiria a realização de novas contratações na Saúde do DF, sob análise da Governança.

Ao menos esse foi o anúncio realizado pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca, que em posições da SES-DF ao Política Distrital, por diversas vezes se manifestou nesse sentido. Fonseca fez a mesma afirmação, também, em entrevista ao jornal DFTV, da Rede Globo (28/Abr), em que foi categórico em afirmar o envio do projeto para análise da Governança, órgão do GDF composto por Casa Civil e as secretarias de estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e de Fazenda (Sefaz).

“Enviamos a Governança um estudo para substituir horas extras por  novas nomeações e por aumentos de carga horária mesmo porque estamos tendo dificuldade já há alguns meses de conseguir profissionais fazer horas extras muitas vezes se recursam a fazer as horas extras até porque havia um atraso que chegou a quase seis meses na nossa gestão.

Horas Extras e 40 horas

Na mesma entrevista, Fonseca falou ainda da regularização dos pagamentos das horas extras, em atraso, o que não ocorreu, uma vez que a SES-DF ainda não pagou as HEs de fevereiro desse ano.

“Agora nós conseguimos pagar três meses em um mês e no próximo pagamento teremos o pagamento de fevereiro já junto com a folha que virá em maio e nós esperamos regularizar para que tenhamos o prazo máximo de 60 dias para o pagamento de horas extras regularmente no Distrito Federal.”.

Nas palavras do Secretário, o projeto de redução do banco de horas, encaminhado a Governança para análise, permitirá uma economia mensal de R$ 4 milhões e que parte desse recurso deve ser utilizado em nomeações de novos servidores e ainda em ampliação da jornada de trabalho para 40 horas para servidores que atuam na atividade fim.

Mas…

Ao apurar com a SES-DF, na segunda-feira (6/Jun), sobre a previsão de convocações de novos servidores a resposta encaminhada, por meio da Assessoria de Comunicação, demonstra que ‘pode haver algo de podre no paraiso’. Isso porque segundo a Secretaria o projeto, que em tese estava sob análise da Governança, sequer foi concluído.

“A Secretaria de Saúde informa que o projeto de redução de horas extras ainda não foi concluído. Depois da finalização, o projeto irá passar pela Governança. Porém, no momento, não é possível estipular um prazo para resposta.”.

Como assim?

Vale observar que o mesmo parecer também foi dado ao Política Distrital, à secretária-adjunta, Eliene Berg, quando questionada pelo Blog, pós o término do Comitê Geral que debateu as Organizações Sociais no DF (5/Mai).

“O ofício já foi encaminhado com a Nota Técnica e a proposta é exatamente fazer uma  inversão, do que se gastava em horas extras, será então transformado em ampliação de carga horária e até contratação de novos servidores.”.

No entanto, Eliene Berg não deu previsão de quando haverá apreciação da Nota Técnica por parte da Governança.

Consolo… Será?

Se o projeto que estava em análise da Governança, há cerda de dois meses, sequer, foi concluído e encaminhado para apreciação do órgão… Resta por consolo, apenas, outra posição da SES-DF, em relação as nomeações.

“A pasta esclarece que segue aguardando retorno da Secretaria de Planejamento sobre a contratação de 140 servidores com nomeação tornada sem efeito.”.

Resta saber se os concursados vão acreditar.

Confira a resposta na íntegra

Sem-Título-1

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...